Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Quase 15% dos domicílios piauienses estão desocupados; 7º maior do país

Além dos resultados para o Brasil, também serão disponibilizados dados por estado da Federação
Em Pauta

O IBGE anunciou, em sua página oficial na internet, que vai divulgar nesta sexta-feira (06), os resultados do “Censo Demográfico 2022: Tipos de domicílios coletivos, improvisados, de uso ocasional e vagos: Resultados do universo”, que traz informações sobre a população que habita os domicílios improvisados e coletivos, bem como os domicílios particulares não ocupados (vagos e de uso ocasional). 

O anúncio vai acontecer pela primeira vez na Casa Brasil IBGE, espaço de memória e tecnologia, situado na cidade do Rio de Janeiro. Os números serão disponibilizados por tipo de domicílio, sexo, faixa etária e taxa de analfabetismo da população residente em cada tipo de domicílio coletivo. Além dos resultados para o Brasil, também serão disponibilizados dados por estado da Federação e até municípios. 

Foto: ReproduçãoQuase 15% dos domicílios piauienses estão desocupados, 7º maior do país
Quase 15% dos domicílios piauienses estão desocupados, 7º maior do país

Entretanto, o Conecta antecipa alguns dados. O Piauí tem 1.420.444 domicílios. Desse total, pouco mais de 207,5 mil estavam completamente desocupados quando o recenseador passou em 2022, o que corresponde a 14,61%. O índice piauiense é dois pontos percentuais maior que a média brasileira e aparece em sétimo no ranking por estados. O líder em domicílios fechados é Rondônia com 16,7% do total pesquisado. 

Foto: ReproduçãoQuase 15% dos domicílios piauienses estão desocupados, 7º maior do país
Quase 15% dos domicílios piauienses estão desocupados, 7º maior do país

Ainda conforme o levantamento do IBGE, quase 10% dos domicílios do Piauí aparecem como não ocupados, mas com uso ocasionalmente. Esse percentual de casas fechadas e ocupadas ocasionalmente aparecem em sua maioria nos estados do Nordeste, o que pode caracterizar os moradores desses domicílios migraram para outras cidades ou estados e deixaram suas casas vagas. Porém, o IBGE não oferece subsídio para avaliar o motivo de fato. 

O evento de amanhã, no IBGE, é aberto ao público, mas para participar é necessário confirmação de presença pelo e-mail [email protected], com credenciamento a partir das 9h. Os dados também estarão disponíveis, às 10h, no mesmo portal e em plataformas como o Sidra, a Plataforma Geográfica Interativa (PGI) e o Panorama do Censo.

Comente