Teresina é a segunda capital nordestina com melhor qualidade de vida, diz pesquisa
Teresina alcançou o índice 67,36, que vai de 0 a 100, e ficou atrás apenas de AracajuTeresina é a segunda capital do Nordeste e a 11ª do país com melhor desempenho em qualidade de vida. A informação é do levantamento inédito do IPS Brasil 2024, que calcula o Índice de Processo Social dos entes de uma nação, e que foi divulgado nesta quarta-feira (3/7). O Piauí, como um todo, aparece em posição intermediária, em 15º no ranking estadual.

O estudo considera fatores como nutrição, saúde, moradia, saneamento, segurança pessoal, acesso à informação, meio ambiente, inclusão social, liberdade individual e acesso à educação superior. Teresina alcançou o índice 67,36, que vai de 0 a 100, e ficou atrás apenas de Aracaju, na região nordestina. Contudo, por apenas 0,52 ponto no IPS.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A cidade com melhor desemprenho foi Brasília, com 71,25 de IPS, seguida por Goiânia e Belo Horizonte. Já as duas últimas posições neste ranking de qualidade de vida de ficaram com Macapá e Porto Velho, ambas com menos de 60 pontos no índice. A pesquisa também aponta que Distrito Federal (1º) e São Paulo (2º) destacaram-se com as melhores notas no ranking dos estados.
Segundo o IPS Brasil 2024, a avaliação do município é feita pelo desempenho em acesso à informação e comunicação; saúde e bem-estar; qualidade do meio ambiente, direitos individuais; liberdades individuais e de escolha e acesso à educação superior. Em todos esses pontos, Teresina teve pontuação acima de 65.

O levantamento também elencou os 20 municípios brasileiros com melhores e piores desempenhos. Foi observado um contraste entre a Amazônia Legal, onde se concentra a maioria dos municípios críticos, e a região Sudeste, onde estão os municípios com as maiores notas. Nenhuma outra cidade piauiense apareceu nem entre as 20 melhores nem piores.

O que é a pesquisa IPS Brasil?
O IPS Brasil é a primeira aplicação em todo território brasileiro da metodologia internacional Social Progress Imperative. Desde 2014, o Social Progress Imperative coordena e divulga o IPS Global, que analisa o desempenho dos países em termos de progresso social. O cálculo desse índice internacional, na versão de 2024, é obtido a partir de 57 indicadores provenientes de pesquisas globais conduzidas por instituições como Health Metrics and Evaluation, UN Departament of Economics and Social Affairs, Gallup Poll.
