Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Após paralisação parcial, motoristas e cobradores podem parar novamente na segunda

Nas primeiras horas de hoje, os ônibus permaneceram nas garagens e voltaram a circular na capital

Os motoristas e cobradores do serviço de transporte público de Teresina iniciaram uma paralisação na manhã desta sexta-feira (09/05). Nas primeiras horas, conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), os ônibus se mantiveram nas garagens e a greve deve continuar até o sábado caso não hajam tratativas com o Setut.

Foto: Gabriel Bonfim/Conecta PiauíÔnibus em Teresina
Ônibus em Teresina

Segundo o presidente do Sintetro, Fernando Cardoso, a paralisação iniciou com apenas três horas de duração e, após esse período, os ônibus deveriam voltar a circular pela capital. Ainda conforme o sindicato, caso não seja realizado nenhum acordo, a categoria deve iniciar uma nova greve na segunda-feira (12/05).

Na última terça-feira (06/05), os trabalhadores decidiram por decretar estado de greve após uma assembleia. Os rodoviários reivindicam um reajuste salarial de 15%, além de R$ 900 em ticket alimentação e R$ 150 de auxílio saúde. No entanto, de acordo com a entidade, as negociações com o sindicato patronal (SETUT) não avançaram, o que motivou a deflagração da mobilização.

Foto: DivulgaçãoComunicado do SINTETRO-PI
Comunicado do SINTETRO-PI

O que diz o Setut

O Setut declara que as empresas jamais se negaram a negociar ou a participar de encontros de mediação, adotando, conforme o sindicato patronal, uma atitude cooperativa e respeitosa em relação às instituições. Além disso, o Setut informa que foi apresentada uma proposta de renovação da convenção coletiva por um período de dois anos, mantendo todos os benefícios sociais já existentes e prevendo negociações anuais sobre as cláusulas econômicas.

Comente