Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade pelo jornalista João Henrique no Conecta Piauí.

Teresina registra um acidente de trânsito com moto a cada 8 horas, diz PM-PI

Isso equivale a um motociclista morrendo por semana na capital
Em Pauta

O trânsito de Teresina começou o ano bem violento. Ainda mais para quem dirige moto. Números do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), referentes ao primeiro trimestre, mostram crescimento em todas as estatísticas analisadas. Só as vítimas fatais foram 12, um aumento de 71% em relação ao mesmo período de 2023. Isso equivale a um motociclista morrendo por semana na capital. 

Foto: ReproduçãoMotociclista fica ferido após acidente
Motociclista fica ferido após acidente

Ao todo, foram registrados 294 acidentes com motociclistas nas ruas e avenidas da cidade. Uma média de um acidente a cada 8h e que representa um crescimento de 50%, na comparação com o ano passado, quando foram registradas menos de 200 ocorrências. Já o número de vítimas lesionadas cresceu 40% na comparação entre os dois anos. Foram 201 pessoas feridas de janeiro a março deste ano, contra 144 no mesmo trimestre de 2023. 

Foto: ReproduçãoTeresina registra um acidente de trânsito com moto a cada 8 horas, diz PM
Teresina registra um acidente de trânsito com moto a cada 8 horas, diz PM

Porém, o aumento da quantidade de registro de acidentes de trânsito, atendidos pelo BPTran, ocorreu devido ao fato do Centro de Coordenação de Operações Policiais Militares ter implementado o teleatendimento com uma quantidade maior de telefonistas civis, no passado. Segundo a major Luciana Leão, coordenadora do Batalhão, com o sistema foi reduzida a demanda reprimida. 

“No primeiro trimestre do ano passado, não se tinha esse sistema, ou seja, muitas solicitações deixavam de ser atendido, o que ocasionou, em conseqüência, o aumento supramencionado no relatório estatístico”, disse a oficial, ressaltando que ano passado foram colocadas, ainda, mais viaturas para o pronto atendimento dos acidentes, bem como já no mês de outubro foi selado o pacto contra a violência no trânsito. 

Pacto para reduzir os números 

O Pacto, que é Intersetorial pela Redução de Mortes no Trânsito no estado, tem como meta a redução do número de mortes pela metade até 2030. A iniciativa reúne setores da sociedade e órgãos governamentais para a promoção da educação, fiscalização, infraestrutura viária e conscientização da população. “Por isso, a comparação ideal dos números mesmos só será mais fiel a partir do último trimestres do ano, tendo em vista que a estrutura terá sido a mesma, para comparação”, pontuou a major 

O pacto também prevê a criação de uma plataforma estadual de informações sobre acidentes, que permitirá o monitoramento constante da situação e a adoção de medidas mais eficazes para a redução dos índices de violência no trânsito. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) exercerá papel central na execução das estratégias integradas do programa. 

Foto: ReproduçãoDetran-PI
Detran-PI

O órgão promoverá ações educativas em escolas das redes municipais, estaduais e privadas; fomentar a regularização da documentação de veículos e intensificará a fiscalização para aplicação correta dos cursos teóricos e práticos para formação de novos condutores.

Além disso, o Detran atuará para regularização e municipalização do trânsito nas maiores cidades do estado, visto que mais de 90% dos municípios não realizou a integração junto ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O órgão tem como meta, sobretudo, o lançamento de unidade móvel para oferecer à população a oportunidade de regularizar CNHs e documentos de veículos nos 224 municípios. 

Foto: Conecta PiauíTeresina registra um acidente de trânsito com moto a cada 8 horas, diz PM-PI
Teresina registra um acidente de trânsito com moto a cada 8 horas, diz PM-PI

Comente