Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Uma pessoa é presa por ordem judicial a cada 2 horas no Piauí, aponta relatório

Estado ainda apresenta mais de 4.8 mil mandados em aberto
Em Pauta

Até maio deste ano, as forças de segurança do Piauí colocaram atrás das grades mais de 1,8 mil pessoas por meio de ordem judicial. Isso equivale a um cumprimento de mandado de prisão a cada duas horas no Estado. O dado é do Sinesp, que é o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, e representa um aumento de 53% em relação ao mesmo período de 2023. O índice, inclusive, foi o segundo maior do país, atrás apenas da Paraíba (115%).

Foto: ReproduçãoA cada duas horas, uma pessoa é presa por ordem judicial no Piauí
A cada duas horas, uma pessoa é presa por ordem judicial no Piauí

O mês de abril foi o que registrou o maio volume de mandados cumpridos, um total de 447. Teresina, Parnaíba e Altos foram as cidades com o maior número de prisões por ordem judicial. Outros 70 municípios registraram pelo menos uma prisão. No entanto, mesmo com números tão positivos para a secretária de Segurança Pública do Piauí e bem superiores aos registrados no ano passado, o índice de mandado de prisão em aberto continua grande. 

Estatísticas do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), ferramenta ligada ao Conselho Nacional de Justiça, mostram que o Piauí tem mais de 4,8 mil mandados de prisão em aberto, sendo 13,3% deles de pessoas consideradas foragidas. O número ainda é tão grande que ele representa mais de 71% da população carcerária piauiense, que é de 6.777 detentos recolhidos em penitenciárias e distritos policiais. 

Foto: ReproduçãoUma pessoa é presa por ordem judicial a cada 2 horas no Piauí, aponta relatório
Uma pessoa é presa por ordem judicial a cada 2 horas no Piauí, aponta relatório

Ou seja, o Piauí tem atualmente mais mandados de prisão em aberto do que vagas disponíveis no sistema prisional. Para piorar ainda mais o quadro, o número de mandados é quase um terço maior que o total de déficit de vagas no sistema carcerário do Piauí. De acordo com o Depen, que é o Departamento Penitenciário Nacional, o Estado conta atualmente com 3.134 vagas em presídios, quando existem mais de 6,7 mil pessoas recolhidas. 

Os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam, porém, que o problema não é exclusividade do Piauí. O Brasil conta com 330 mil mandados de prisão em aberto. O número do déficit de vagas do sistema prisional calculado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em contrapartida, é de 191.799.A análise dos números, portanto, pode responder um dos fatores pela superlotação dos presídios no país.

Foto: ReproduçãoUma pessoa é presa por ordem judicial a cada 2 horas no Piauí, aponta relatório
Uma pessoa é presa por ordem judicial a cada 2 horas no Piauí, aponta relatório

Comente