Conecta Piauí recebe Jorimar Gomes para explicar ações contra os efeitos da seca
A ação é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Defesa Civil do Estado e da Presidência da APPM
O Conecta Piauí recebeu o agente estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Norte, Jorimar Gomes, que também integra o Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional (GADE). Em entrevista exclusiva, Jorimar falou sobre a capacitação que foi em Teresina, com o objetivo de orientar representantes municipais sobre o correto preenchimento da plataforma S2iD – Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.
A ação é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Defesa Civil do Estado e da Presidência da APPM (Associação Piauiense de Municípios), com apoio do Gabinete de Crise sobre a Seca. O objetivo é capacitar gestores municipais para que consigam acessar, de forma mais ágil e precisa, os recursos do Governo Federal destinados ao enfrentamento dos efeitos da estiagem.
“É no município que o desastre acontece. Por isso, é fundamental que os gestores estejam preparados para inserir os dados corretamente na plataforma. Isso vai permitir solicitar o reconhecimento federal da situação de emergência e garantir ações como envio de cestas básicas, carros-pipa e apoio à proteção dos rebanhos”, destacou Jorimar Gomes.
Municípios prioritários
Segundo relatório técnico apresentado pela Defesa Civil, 129 municípios piauienses foram classificados como atingidos pela seca em 2025. Destes, 49 municípios estão em situação de alta prioridade (marcados em vermelho), o que exige intervenção imediata, e outros 49 estão em média prioridade (cor bege), também necessitando de atenção, embora em menor grau.
A capacitação foi fundamental especialmente para as cidades que estão nesses dois grupos prioritários, pois são as que mais necessitam de recursos para ações emergenciais como abastecimento d'água, distribuição de alimentos e suporte à agropecuária local.
Asssita à entrevista: