Fernanda Gomes: juventude, força e compromisso com a mulher teresinense
Hoje, no segundo mandato, reafirma seu compromisso com a cidade e, principalmente, com as mulheres
Dando continuidade à série de entrevistas em celebração ao Mês da Mulher, conversamos com a vereadora Fernanda Gomes, um nome de peso na política de Teresina. Aos 21 anos, fez história ao se tornar a vereadora mais jovem eleita para a Câmara Municipal da capital piauiense. Hoje, no segundo mandato, reafirma seu compromisso com a cidade e, principalmente, com as mulheres.
Desde muito cedo, Fernanda carrega a política no sangue. Filha do deputado Evaldo Gomes, ela cresceu acompanhando de perto os desafios e as responsabilidades da vida pública. “Acredito muito em missão, acho que política é uma missão de vida. Desde muito jovem, acompanhando os passos do meu pai, que é uma referência muito grande para mim, fui vivenciando a política e compreendendo seu papel transformador”, destacou.
Desafios de ser mulher na política
Ser vereadora em Teresina, uma capital com forte presença masculina na política, é um desafio diário para Fernanda Gomes. Ela destaca que, apesar dos avanços, as mulheres ainda enfrentam barreiras para ocupar espaços de decisão. “Precisamos nos fortalecer, nos apoiar. Acredito no poder do diálogo, da conversa, do acolhimento, e sigo nessa missão de garantir mais representatividade feminina e melhores condições para as mulheres teresinenses”, afirmou.
A vereadora incentiva outras mulheres a se engajarem na política e ocuparem os espaços de decisão. “A política precisa de mais mulheres. Nosso olhar, nossa sensibilidade e nossa força são fundamentais para transformar a sociedade. Para quem deseja ingressar na vida pública, meu conselho é se preparar, conhecer as demandas da sua comunidade e nunca desistir diante dos desafios”, aconselhou.
Futuro
Sobre a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara Federal, Fernanda adota uma postura cautelosa. “O primeiro passo agora é cuidar do que Teresina me determinou. Então, qualquer posicionamento ou mudança política futura eu vou discutir no próximo ano”, afirmou, mantendo o foco no seu atual mandato.
Entre as principais bandeiras defendidas por Fernanda, estão iniciativas que impactam diretamente a vida das mulheres, como a viabilidade de empregos, cursos profissionalizantes e apoio a mulheres grávidas. “É essencial criar políticas públicas que garantam autonomia financeira e dignidade para as mulheres. Quando investimos nelas, estamos investindo no futuro da nossa cidade”, destacou.
Assista a matéria completa: