Especial Conecta

Mel de Simplício Mendes chega ao mercado japonês pela primeira vez

O mel da COMAPI é símbolo de tradição, trabalho em comunidade e talento piauiense

Piauí, orgulho que a gente sente e celebra!

A Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (COMAPI) celebra mais um marco em sua história: a exportação de mel orgânico e certificado para mercados internacionais. A conquista evidencia o trabalho familiar e o talento piauiense, que transformam a produção local em referência de qualidade e tradição.

Segundo Janete Dias, gerente da cooperativa, a trajetória começou ainda nos anos 1990, com iniciativas de líderes locais que incentivaram famílias a produzir mel de forma sustentável.

Foto: Conecta Piauí
Mel de Simplício Mendes chega ao mercado japonês pela primeira vez

“O processo de produção do mel surgiu por meio de Dom Edilberto, bispo alemão. Depois, com a entrada do padre Gereon, muito conhecido na região, o projeto cresceu. Foram distribuídas caixas para as famílias produzirem mel, inicialmente com o intuito de alimentação”, explicou.

Com o tempo, percebeu-se que o mel poderia alcançar novos mercados, dando início à comercialização e fortalecendo a cooperativa, que hoje atua em Simplício Mendes e mais oito municípios, reunindo 292 cooperados diretos, representando núcleos familiares maiores.

“Na região é comum o filho, a nora, o genro, o cunhado se agregarem ao trabalho. Às vezes um único cooperado representa a produção de três ou quatro pessoas. Estimamos que entre 800 e 1.000 pessoas estejam envolvidas com a cooperativa”, contou Janete.

A mais recente exportação, intermediada por parceiros de outros estados, abre novas oportunidades e reforça o orgulho de produzir no Piauí.

“Foi uma experiência muito boa. É um mercado difícil de acessar, e estamos com a expectativa de que seja a primeira de muitas exportações para lá”, celebrou Janete.

Mais do que um produto, o mel da COMAPI é símbolo de tradição, trabalho em comunidade e talento piauiense, mostrando que o Piauí pode conquistar o mundo sem perder suas raízes.

Relembre em:

Mel produzido em Simplício Mendes é exportado para o Japão pela primeira vez

Leia também