Especial Conecta

Na linha de frente contra o feminicídio! História da delegada Nathália Figueiredo

Nathália se destaca pela dedicação ao combate à violência contra a mulher

O Conecta Piauí inicia uma série especial de entrevistas com mulheres que se destacam em diversas áreas no estado. A primeira homenageada é a delegada Nathália Figueiredo, titular do Núcleo de Feminicídios do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Teresina. Com nove anos de experiência como delegada, sendo três na Polícia Civil do Piauí e quatro anos e meio na Polícia Civil do Ceará, Nathália se destaca pela dedicação ao combate à violência contra a mulher.

Natural da cidade de União, Nathália sempre teve paixão pela carreira policial e, em 2018, conquistou o primeiro lugar no concurso da Polícia Civil. Durante sua trajetória, ela já enfrentou diversas situações inusitadas e afirma que o trabalho é um aprendizado constante. "Deus é tão bom que Ele prepara a nossa vida mesmo sem a gente entender o percurso", disse.

Foto: Conecta Piauí
Na linha de frente contra o feminicídio! A história da delegada Nathália Figueiredo

Ao longo da carreira, Nathália também atuou com adolescentes em conflito com a lei e enfatiza a importância da empatia no exercício da função. "Lidar com situações como violência contra a mulher ou com adolescentes exige que a gente atue na perspectiva do amor e da compreensão", afirmou.

No combate ao feminicídio, a delegada ressaltou a necessidade de humanização no trabalho policial. "Ser humano, independentemente da unidade que a gente assuma, é fundamental. Não tem como atuar de forma objetiva, sem sentimento, porque, ao final, não vai fazer muito sentido", explica.

Foto: Conecta Piauí
Na linha de frente contra o feminicídio! A história da delegada Nathália Figueiredo

Apesar da rotina intensa, Nathália não abre mão de seus sonhos pessoais. "A maternidade é um sonho meu!", revela. Ela também incentiva outras mulheres a seguirem a carreira policial: "Antes de mais nada, e eu tenho lugar de fala para dizer isso, é que o lugar de mulher é onde ela quiser".

A história de Nathália Figueiredo é um exemplo de coragem, determinação e dedicação à segurança pública e à defesa dos direitos das mulheres.

Confira a entrevista completa:

Leia também