Especial Conecta

Dia da Universidade: UESPI comemora grandes avanços na educação e infraestrutura

Instituição destaca reformas, acolhimento e cursos nota máxima que transformam vidas

Neste domingo, 18 de janeiro, quando se comemora o Dia da Universidade, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) celebra uma trajetória, baseada em uma nova infraestrutura. Nossa equipe de reportagem foi até a Universidade colher depoimentos que falassem do processo evolutivo da instituição nos últimos anos.

A emoção de José Luan, estudante do 4º período do curso de Inglês da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), representa a realidade de milhares de alunos que hoje encontram na universidade pública uma estrutura adequada, oportunidades e sonhos possíveis. Ao falar sobre o novo prédio, ele destaca o impacto direto no aprendizado e na permanência acadêmica.

“Quando eu cheguei e vi esse prédio novo, gostei muito. Além de motivar o aluno a acreditar mais, a gente passa a estudar em um lugar melhor, climatizado, com salas grandes. Isso ajuda tanto na parte emocional quanto na motivação para permanecer na universidade”, relata o estudante.

Mônica Freitas, uma das professoras de Luan falou do compromisso que eles carregam ao ensinar cada aluno. “Nós prezamos muito pela empatia e pelo acolhimento. Muitos alunos chegam cada vez mais jovens, em um período de transição. A sala de aula não é só um espaço de transmissão de conhecimento, é um espaço de troca, onde o professor também aprende”, destacou.

Nos últimos quatro anos, a universidade passou por mudanças significativas, com reformas estruturais, novos prédios e melhorias que impactam diretamente a qualidade do ensino. Segundo o reitor Evandro Alberto, esse é o maior processo de transformação da história da instituição.

“Nós fizemos aqui a maior transformação da história da Universidade Estadual desde que ela existe. Nós construímos, reformamos, ampliamos, projetamos a Universidade do futuro. Então, nós construímos prédios novos, como os que nós estamos aqui vendo no Poeta Torquato Neto. Era uma estrutura precária, então nós entregamos aqui prédios modernos, equipados, salas bem climatizadas, carteiras novas, data show no teto, excelente quadro”, afirmou.

À frente do Centro de Ciências da Educação, Comunicação e Artes (CCECA), a professora e doutora Valdirene Sousa acompanha de perto esse avanço. Atualmente, o centro atende cerca de 400 alunos nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Jornalismo.

“No caso específico do CCECA, que é o Centro de Ciências da Educação, Comunicação e Artes, é um centro que é estruturado para atender dois cursos no momento, que é o curso de Licenciatura em Pedagogia e o curso de Bacharelado em Jornalismo. Então, esses dois cursos atendem em torno de quase 400 alunos atualmente, sendo destes mais de 260 para pedagogia e mais de 100 alunos no curso de Bacharelado em Jornalismo. Então, esses cursos são coordenados por professores de cada área. E nós temos, claro, que o foco, tanto da Licenciatura em Pedagogia quanto do Bacharelado em Jornalismo, é atender com qualidade a formação. Formação desses futuros profissionais porque quando a gente pensa em uma qualidade de formação de profissionais também é pensando na potencialização da UESPI", ressaltou.

Esse compromisso com a excelência rendeu reconhecimento nacional. De acordo com o Enade, três cursos da UESPI — Enfermagem, Fisioterapia e Engenharia Civil — alcançaram nota máxima, colocando a instituição entre as melhores do Brasil.

No Dia da Universidade, a UESPI reafirma seu papel social: formar profissionais e cidadãos preparados para transformar o Piauí e o país por meio do conhecimento.

Leia também