Serra da Capivara encanta turistas com cultura, história e turismo em alta
Entre os lugares mais icônicos, estão a Pedra Furada e a Vista para as MogueirasPiauí, orgulho que a gente sente e celebra!
Há quase 50 anos, a Serra da Capivara se firmou como um dos destinos mais visitados do Piauí, tornando-se um verdadeiro cartão-postal do patrimônio histórico e natural do Brasil. Entre os lugares mais icônicos, estão a Pedra Furada e a Vista para as Mogueiras, mas o parque reserva muitos outros sítios arqueológicos que impressionam por sua riqueza cultural e beleza cênica.
“Aqui se leva uma bagagem incrível, não só pela paisagem, mas pelo patrimônio histórico que este lugar representa para todos”, afirma um dos visitantes, ressaltando a magnitude da região.
O turismo na Serra da Capivara recebe um grande impulso com a realização da Ópera da Cidade, considerada o maior evento cultural do Piauí e um dos mais expressivos do Brasil. Nesta edição, mais de 3 mil pessoas de diferentes estados e países visitam o parque, esgotando toda a capacidade hoteleira local. Em Coronel José Dias, por exemplo, 700 leitos foram cadastrados pela Secretaria de Turismo e não há vagas disponíveis para hospedagem. Só com hospedagem, o evento movimenta mais de R$ 1 milhão, sem contar alimentação, artesanato e serviços de guias turísticos.
Para a guia Ramiro Coelho, natural de Coronel José Dias e envolvida com o turismo desde criança, a Serra da Capivara é um verdadeiro legado. “Desde 2005, com a orientação da doutora Nia de Guidon, aprendemos a receber turistas e mostrar toda a beleza do parque. Ver hoje nosso trabalho sendo reconhecido é gratificante e um sonho realizado”, conta Ramiro, que acompanha grupos de visitantes diariamente.
O parque também é referência em educação e preservação ambiental. Visitantes têm a oportunidade de conhecer museus como o Museu da Natureza e o Museu do Homem Americano, que proporcionam experiências interativas e reforçam o valor histórico do local. Muitos turistas se surpreendem com a imensidão e a singularidade da região, comparando a experiência à sensação de estar em outro país.
Além da beleza natural e do patrimônio arqueológico, o turismo se consolidou como uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico local. “É indescritível. Aqui vemos que o potencial da região vai muito além do que qualquer foto poderia mostrar”, completa um dos turistas.