Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Naiane Feitosa

Notícias da política piauiense com entrevistas concedidas ao portal Conecta Piauí, através da repórter Naiane Feitosa.

PSD filia professor de matemática de Cocal dos Alves para disputar prefeitura

O renomado professor deve tornar as eleições mais acirradas no município

Na última segunda-feira (25/03), o partido PSD filiou, durante evento no hotel Uchoa, em Teresina, o renomado professor de matemática Antônio Cardoso do Amaral, que será pré-candidato à Prefeitura de Cocal dos Alves nas eleições deste ano. Responsável por ajudar a colocar a escola estadual Augustinho Brandão na melhor posição em todo o país e por ser bastante conhecido, o professor deve tornar as eleições mais acirradas este ano no município e dará trabalho ao atual prefeito Osmar Vieira (PT).

Amaral disse, durante entrevista ao portal Conecta Piauí, que a formação das chapas ainda está em discussão e que as articulações ocorrem principalmente com professores.

Foto: Naiane Feitosa / Conecta PiauíProfessor Amaral com camisa branca à esquerda do deputado federal Júlio César
Professor Amaral com camisa branca à esquerda do deputado federal Júlio César

“O que nós temos até agora é que nós estamos com as discussões entre os professores e outras pessoas, lideranças, políticos, em estado de conclusão. Nas próximas duas, no máximo em três semanas, nós vamos anunciar oficialmente esses nomes em definitivo”, informou.

Apesar de não ter lançado sua pré-candidatura ainda, o educador já adiantou que pretende colocar a saúde do município no mesmo nível elevado da educação. Segundo Amaral, a cidade passa por problemas enormes nessa área.

“Sobretudo, compreendendo que se a educação em Cocal dos Alves, quer dizer, uma área, um setor, que é um desafio nacional, e se em Cocal dos Alves foi possível colocar o município, como também o estado, em um nível altíssimo de qualidade, então, nós estamos pensando em ser também desafiados pra colocar, por exemplo, as outras áreas. Um desafio enorme que Cocal dos Alves tem é a questão da saúde. Nós acreditamos muito fortemente que a saúde do nosso lugar ela também pode alçar novos lugares, assim como já foi feito com a educação e entre outras áreas que o município precisa avançar muito”, concluiu.

Foto: Naiane Feitosa/Conecta PiauíProfessor Amaral à esquerda e deputado federal Júlio César à direita durante evento de filiações ao PSD em Teresina
Professor Amaral à esquerda e deputado federal Júlio César à direita durante evento de filiações ao PSD em Teresina

O pré-candidato deu uma alfinetada no atual gestor ao falar que a cidade da educação pode ser gerida por pessoas do próprio município. O prefeito Osmar saiu de Cocal da Estação para ser chefe do executivo em Cocal dos Alves. 

“Nós acreditamos que o município hoje é um município que já tem um capital muito especializado nas suas diversas áreas, mas entendemos perfeitamente que Cocal dos Alves como um todo pode ser gerido pelas pessoas do nosso município, do nosso lugar”, disse Amaral.

O professor buscará apoio do governador do estado, Rafael Fonteles (PT), já que está filiado ao partido que integra o grupo liderado por Fonteles.

Situação do pré-candidato Amaral

Amaral é novato na política, mas ao que parece isso não deve ser um impasse, já que o professor é bem reconhecido por sua atuação que levou à premiação de muitos alunos na cidade. Atualmente, ele ocupa o cargo de coordenador de projetos especiais da Seduc, mas já se prepara para exoneração a partir do dia cinco de abril. 

Situação do atual gestor

Osmar Vieira está em seu segundo mandato consecutivo e por esse motivo não pode tentar a reeleição em Cocal dos Alves. O gestor ainda está por decidir quem será seu sucessor na cidade e, segundo fontes próximas, ele estaria escolhendo entre um homem e uma mulher: seriam eles Wodson Vieira, esposo da atual vice-prefeita Gillâne Fontenelle (PSD), e a empreendedora Claudiana Ramos.

Comente