Municípios em Foco

Prefeito de Paulistana participa da implementação do ‘Pacto Educativo Global’

Iniciativa do Papa que visa renovar o compromisso coletivo com a educação integral

O prefeito de Paulistana, Osvaldo da Abelha Branca, participou nesta quinta-feira (27), do encontro sobre a implementação do Pacto Educativo Global, em Picos, uma iniciativa do Papa Francisco que visa renovar o compromisso coletivo com a educação integral.

Foto: Reprodução
Prefeito de Paulista participa da implementação do ‘Pacto Educativo Global’

O pacto é fundamentado em sete compromissos essenciais, incluindo a centralidade da pessoa na educação, o fortalecimento da participação feminina, a escuta das novas gerações e o cuidado com o meio ambiente.

“Todos os paulistanenses sabem do quanto nós defendemos a educação de paulistana das nossas crianças, adolescentes e jovens. E também sabem de como já encontramos a educação. Tanto neste evento, como também no governo do Estado, sempre é colocada a mesma situação dos índices educacionais da rede pública municipal pelos municípios do Estado, por qual paulistana também não é diferente, que aponta aí em um dos piores índices”, disse o prefeito.

Embora a cidade apresenta dados negativos na área da educação, a busca por recursos tem sido incessante pelo gestor municipal, e a proposta de Osvaldo da Abelha Branca é regularizar esses números em menos de quatro anos e tornar Paulista uma referência no sistema educacional.

“E tudo que estamos indo atrás, buscando e propondo, é com planejamento e ação de aplicação de melhores recursos e melhores resultados. Não tenha dúvida que daqui quatro anos a educação de Paulistana será outra”, ressaltou.

O que é o Pacto Educativo Global?

O Pacto Educativo Global é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. No dia 15 de outubro de 2020 o Pacto foi lançado no Vaticano e, desde então, todo o globo tem se mobilizado para discutir, mobilizar e tornar o pacto algo concreto em nossas políticas educacionais e institucionais. Informações do site ANEC.

Leia também