APPM: governador Rafael e gestores discutem futuro do abastecimento de água no PI
Os gestores discutiram a necessidade da universalização do abastecimento de águaO governador Rafael Fonteles participou, na manhã desta terça-feira (05/12), de uma assembleia para tratar de assuntos relacionados ao Colegiado Microrregional da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE). O encontro aconteceu na Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina, e contou com a presença de vários gestores.
Os gestores discutiram a necessidade da universalização do abastecimento de água nos municípios do Piauí, incluindo concessões para a iniciativa privada.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

"Nós estamos concluindo os estudos. A previsão é que aconteça no final de março tudo ocorrendo bem, obedecendo todos os prazos de transparência, de audiências públicas, de construção coletiva e principalmente dados. Nós estamos na fase de coleta de dados para que esse processo traga segurança jurídica para quem vai participar do processo, porque vai envolver investimentos da ordem de 10 bilhões de reais dos próximos 10 anos", disse o governador.

O encontro controu com a presença de prefeitos e secretários estaduais, como Washington Bonfim, do Planejamento, Marcelo Nolleto, de Governo, Samuel Nascimento, secretário de Administração.
O presidente da APPM, Toninho de Caridade, comentou sobre a importância do tema para os municípios.

"Olha, a preocupação primordial é a universalização da água, mas cumprir o Marco regulatório do saneamento básico, a gente sabe que os países desenvolvidos já avançaram na questão do saneamento básico e o e o Brasil como um todo tem que avançar. Tem que cumprir uma marca regulatória até 2033. Temos que estar com no com no mínimo 90% de saneamento e para cada 1 BRL investido em saneamento, é 5 BRL economizado na saúde. Então é de grande importância a gente", completou Toninho.

