Brasil Solidário promove oficinas de arte e cultura para a rede pública em SRN
Participantes apresentarão os resultados das formações em um evento aberto ao públicoO Instituto Brasil Solidário (IBS), uma das mais reconhecidas organizações sociais do país na área de educação, desembarca em São Raimundo Nonato entre os dias 17 e 19 de novembro promovendo uma jornada de oficinas práticas do Plano Bienal Brasil Solidário, com foco em arte, cultura e leitura. As formações chegam de forma gratuita, reforçando o compromisso da instituição em democratizar o acesso à cultura e à educação de qualidade.
Durante três dias, educadores e alunos da rede pública de ensino, terão a oportunidade de participar de uma programação intensa, com atividades que incluem oficinas de Desenho e Pintura, Música, Artes Cênicas, Teatro de Bonecos, Oficinas Criativas, Fotografia e Mediação de Leitura, que serão realizadas na U.E. Nilza Baldoino de Castro, das 8h às 17h, com vagas abertas para educadores de toda a rede municipal.
A iniciativa, inclui ainda uma ação com pintura artística e organização da biblioteca, com doação de mobiliários sustentáveis, além de 500 livros e um kit literário com fantoches, aventais, sacolas e tapetes para os cantinhos de leitura. A escola sede receberá também três câmeras fotográficas para atividades de registro e produção criativa dos alunos e educadores, fortalecendo e apoiando a continuidade do aprendizado nas oficinas ofertadas.
No encerramento das oficinas, os participantes apresentarão os resultados das formações em um evento aberto ao público, com mostras de música, teatro, artes visuais, leitura e fotografia, promovendo um momento de integração e celebração da aprendizagem.
A ação em São Raimundo Nonato tem caráter comemorativo: 18 anos após a primeira ação no município, o IBS retorna com novas atividades. A escola anfitriã, inclusive, foi vencedora do concurso São João Literário 2025, e um de seus professores foi finalista do Prêmio Jovem Brasileiro, na categoria Educador de Destaque.
Com mais de 2 milhões de alunos impactados em todo o país e presença em 11 municípios do Piauí, o Instituto Brasil Solidário promove uma metodologia formativa reconhecida nacionalmente por ser inclusiva, replicável e de fácil aplicação no cotidiano escolar.
As diversas ações do Plano Bienal Brasil Solidário são financiadas com recursos incentivados pela Lei Rouanet, junto a parceria de instituições e empresas privadas, numa grande Aliança pela Educação. Participam empresas como Bank of America, Nubank, Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BTG Pactual, Newave Energia, John Deere, Instituto Ultra – Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, Palmeirinha Ação Social e Veirano Advogados. O Instituto Brasil Solidário também mantém como apoiadores: Instituto GOL, Instituto Sertões, Instituto Venturi e Instituto Millenium.
No Brasil, o projeto tem mobilizado uma programação cultural e formativa intensa nas 5 regiões do Brasil, todas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e trabalhando as competências socioemocionais com uso de jogos.
ARTE E CULTURA COMO TEMAS TRANSVERSAIS
Utilizando materiais reciclados, reaproveitados e de fácil acesso na comunidade, as oficinas apresentarão ideias simples, replicáveis e que já são multiplicadas em 26 estados e mais de 700 municípios em todo o Brasil através da metodologia do PDE – Programa de Desenvolvimento da Educação.
No eixo de Incentivo à Leitura, a escola ganhará espaços literários lúdicos e criativos, com mobiliários reaproveitados e sustentáveis. Os cantinhos de leitura terão pufes de pneus, prateleiras e nichos de paletes, além de almofadas, tapetes e aventais literários produzidos com retalhos.
No Teatro de Bonecos, todos os personagens serão criados a partir de garrafas PET, pedacinhos de PVC e retalhos coletados pelos alunos da escola, além de elementos naturais de cada região, como sementes típicas e folhas, práticas que poderão ser mobilizadas de forma interdisciplinar nas atividades pedagógicas em sala de aula.
Na Música, serão construídos instrumentos com materiais reutilizados, aproveitando carteiras que seriam descartadas na escola, baldes, tambores, canos de PVC e garrafas de vidro para a produção dos garrafones e vidrofones.
FORMAÇÃO CONTINUADA TAMBÉM NO EAD
Além das oficinas presenciais o projeto está com inscrições abertas para os cursos EaD, que envolvem desde formações em História da Arte, Desenho e Pintura, Xilogravura, Fotografia, Rádio Escolar, Incentivo à Leitura, Música, Oficinas Criativas, Primeira Infância, Teatro de Bonecos até capacitação em oficinas de planejamento familiar e atividades com conceitos de sustentabilidade.
A proposta abre oportunidade para as capacitações ofertadas de forma gratuita aos educadores de escolas públicas de todo o Brasil, incluindo acesso ao conteúdo da plataforma, além de aulas interativas com participação de profissionais da educação das cinco regiões do Brasil. As cidades interessadas podem entrar em contato por meio do Instagram do Instituto Brasil Solidário: @brasilsolidario, para ter acesso ao formulário de inscrição.
SOBRE O IBS
O Instituto Brasil Solidário é uma organização social sem fins lucrativos – OSCIP – voltada à valorização do ser humano, com projetos de cunho educacional, de fomento às habilidades cognitivas e desenvolvimento socioemocional.
Com propostas mobilizadas em escolas públicas dos 26 estados do Brasil, as atividades integram as mais diversas áreas na educação complementar: Incentivo à leitura, Arte e Cultura, Educação Ambiental, Educação Financeira, Saúde, Educomunicação, Cidadania e Empreendedorismo. Com 25 anos de atuação, o IBS consolida-se como uma organização de impacto social de referência no Brasil e na América Latina com o projeto Vamos Jogar e Aprender e jogos da família PIC$.