Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Municípios em Foco

Notícias das gestões municipais e as ações que fazem a diferenças nas cidades piauienses.

Deputado Tiago Vasconcelos propõe academia popular na zona rural de Lagoa do Piauí

O objetivo é estimular a prática de atividades físicas como ferramenta de promoção da saúde

Na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), realizada nesta quinta-feira (13/03), o deputado Tiago Vasconcelos apresentou um requerimento solicitando a implantação de uma academia popular e de saúde na Localidade Serra, na zona rural de Lagoa do Piauí.

O objetivo é estimular a prática de atividades físicas como ferramenta de promoção da saúde e prevenção de doenças.  

Durante sua fala, Deputado Tiago destacou a importância da iniciativa e defendeu que o poder público deve enxergar a atividade física como um serviço essencial, assim como a saúde.

 "A população entende que o serviço obrigatório do Estado é a saúde, mas a saúde é para quem está doente. Se a atividade física for vista como um serviço obrigatório também, estamos prevenindo, reduzindo gastos com saúde e aumentando a expectativa de vida da nossa população", afirmou o deputado.  

Foto: ReproduçãoDeputado Tiago Vasconcelos propõe academia popular na zona rural de Lagoa do Piauí
Deputado Tiago Vasconcelos propõe academia popular na zona rural de Lagoa do Piauí

Ele também pontuou a necessidade de orientação profissional para o uso adequado dos equipamentos. 

"Toda estrutura pública tem um profissional responsável: escolas têm professores, hospitais têm médicos e enfermeiros. Mas, nas academias populares, muitas vezes não há ninguém para orientar sobre o uso correto dos aparelhos. Isso pode gerar problemas de saúde se os exercícios forem feitos de maneira errada", alertou.  

O deputado defendeu que as academias ao ar livre sejam acompanhadas por profissionais de educação física e sugeriu que prefeituras, governo estadual e governo federal discutam formas de garantir essa assistência.

Comente