Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Municípios em Foco

Notícias das gestões municipais e as ações que fazem a diferenças nas cidades piauienses.

Diálogos pelo Piauí começa em Valença com propostas para o desenvolvimento

Plenária com Rafael Fonteles neste sábado definirá propostas para o Vale do Sambito
Municípios em Foco

A população de Valença e de toda a região do Território do Vale do Sambito participou, nesta sexta-feira (10), das oficinas de revisão do PPA (Plano Plurianual) durante a nona edição do Diálogos pelo Piauí. Os participantes apresentaram propostas que serão primordiais no processo de planejamento dos próximos anos de gestão estadual.

Foto: Francisco LealDiálogos pelo Piauí começa em Valença com propostas para o desenvolvimento
Diálogos pelo Piauí começa em Valença com propostas para o desenvolvimento

“Essa é a nona edição do Diálogos pelo Piauí. Já rodamos grande parte do Estado e a ideia é escutar a população de perto. Nada como ouvir de quem está no território aquilo que é prioridade. Amanhã (11) é o grande ponto dessa discussão, que é a plenária com o governador Rafael Fonteles com a escolha das propostas prioritárias”, afirmou o secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim.

As oficinas estão dispostas em sete eixos: Saúde, Cultura e Lazer; Educação; Justiça e Segurança; Redução das Desigualdades; Infraestrutura; Desenvolvimento Econômico e Produtivo; e Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Ao todo, 436 pessoas se inscreveram para participar.

“O Diálogos pelo Piauí é um compromisso com o avanço do nosso Estado, porque cada território tem suas peculiaridades e sua forma de se desenvolver. Em 2023, muitos de vocês já contribuíram com o PPA e agora estão tendo a oportunidade de ver o que já foi feito, o que está em andamento e o que ainda precisa ser inserido no plano para que o governo possa avaliar e implementar. São cinco propostas de cada eixo em cada um dos eventos. Ao todo, são 35 propostas apresentadas por cada território”, disse a secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes.

As conselheiras tutelares Elisiane Costa e Maria Eliete Ferreira, que atuam na cidade de Valença, participaram das oficinas e apresentaram propostas para melhorar o acolhimento de crianças e adolescentes e também para combater o uso de entorpecentes por jovens da região. “Temos a intenção de conquistar uma casa de acolhimento para crianças e adolescentes, porque temos uma demanda muito grande na região. Temos cinco conselheiros tutelares na cidade de Valença que trabalham na proteção de crianças e adolescentes”, disse Elisiane Costa. “Também temos um grande problema com o uso de drogas nessa região, especialmente pelos nossos jovens. Por isso, estamos participando do eixo Justiça e Segurança”, comentou Maria Eliete Ferreira.

O eixo Educação teve a participação de alunos também. Eles expuseram suas ideias de melhorias para esse tema. “Esperamos que seja uma oficina muito produtiva porque educação é essencial para a formação da sociedade como um todo”, disse Gabrielle Flor, estudante do 3º ano do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Santo Antonio.

As melhores propostas discutidas nas oficinas passam para a etapa seguinte, que é a plenária com o governador Rafael Fonteles. A plenária ocorrerá neste sábado (11), às 9h45, na quadra poliesportiva do IFPI. Esse é o momento em que as propostas são ouvidas pelo chefe do Executivo estadual e discutidas por todos os participantes. As eleitas seguirão para compor o PPA.

Comente