Diocese de Oeiras comemora seus 80 anos com programação especial nesta terça-feira
A Diocese foi solenemente instalada em 7 de outubro de 1945A Diocese de Oeiras, sediada na cidade de Oeiras, comemora neste mês de outubro os 80 anos de sua criação. A celebração marca oito décadas de história, fé e missão evangelizadora no centro-sul do Piauí, onde atualmente abrange 21 municípios.
Assim, nesta terça-feira (07) foi preparada uma programação especial promovida pela Diocese, às 16h será realizada uma Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal às 16h, no Cine Teatro, e a partir das 19h ocorrerá uma Missa Solene no Adro da Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Durante toda a programação são esperados bispos Regional Nordeste 4, inclusive o atual arcebispo do Piauí, Dom Juarez Marques Sousa da Silva, do clero e de caravanas de fiéis das cidades que compõem a Diocese.
Criada em 16 de dezembro de 1944 pelo Papa Pio XII, por meio da bula Ad Dominici Gregis Bonum, a Diocese foi solenemente instalada em 7 de outubro de 1945. Na época, seu território abrangia uma área de aproximadamente 84 mil km², englobando grande parte do centro do estado.
Ao longo dos anos, o mapa e a estrutura da Diocese passaram por mudanças significativas. Em 1974, parte de seu território foi desmembrada para a criação da Diocese de Picos. Três anos depois, em 1977, a sede administrativa foi transferida para Floriano. Somente em 2008, com a reconfiguração que resultou na criação da Diocese de Floriano, a sede episcopal retornou definitivamente para Oeiras.
Atualmente, a Diocese de Oeiras possui uma área de 15.096 km² e uma população estimada em 133 mil habitantes. Estão sob sua jurisdição os municípios de Oeiras, Colônia do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Floresta do Piauí, São João da Varjota, Santa Rosa do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Tanque do Piauí, Arraial, Francisco Ayres, Várzea Grande, Barra D’Alcântara, Simplício Mendes, Campinas do Piauí, Isaías Coelho, Conceição do Canindé, Bela Vista do Piauí, Paes Landim, Socorro do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí e São Miguel do Fidalgo.
Ao longo de sua trajetória, sete bispos estiveram à frente do pastoreio da Diocese: Dom Francisco Expedito Lopes (1949–1954), Dom Raimundo de Castro e Silva (1955–1957), Dom Frei Edilberto Dinkelborg (1959–1991), Dom Fernando Panico (1993–2001), Dom Augusto Alves da Rocha (2002–2008), Dom Juarez Marques Sousa da Silva (2008–2016) e, desde 2017, Dom Edilson Soares Nobre, atual bispo diocesano.
Com o tema “Igreja Sinodal, Peregrina da Esperança” e o lema “Ide, fazei discípulos meus todos os povos”, a programação do jubileu dos 80 anos reúne momentos de oração, celebrações e encontros pastorais que envolvem todas as paróquias da Diocese, reforçando o compromisso com a missão evangelizadora e com o espírito de unidade e comunhão entre as comunidades.
A programação se iniciou no dia 03 de outubro e contou com Tríduo nas paróquias até 05 de outubro, e nesta segunda-feira (06) com Vigília nas paróquias.