Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Municípios em Foco

Notícias das gestões municipais e as ações que fazem a diferenças nas cidades piauienses.

Olho d'Água do Piauí: população denuncia descaso na educação da gestão atual

Moradores cobram uma postura mais ativa e eficiente da gestão para garantir a qualidade da educação

Moradores da cidade de Olho d'Água do Piauí manifestaram indignação com o estado atual da educação no município. Entre as principais queixas está a ausência de fardamento escolar gratuito e a precariedade do transporte público escolar, problemas que vêm afetando diretamente a comunidade. 

Foto: Conecta PiauíOlho d'Água do Piauí: população denuncia descaso na educação da gestão atual
Olho d'Água do Piauí: população denuncia descaso na educação da gestão atual

Marcos Aurélio, pai de alunos da rede municipal, relatou que, ao contrário de outras cidades onde o fardamento é fornecido pela administração pública, os pais de Olho d'Água precisam arcar com essa despesa. 

“Todo ano a população aqui tem que comprar, tem que pagar uma parte. Esse ano fizemos o mesmo, mas não veio o fardamento, eles reembolsaram o valor. Como é de costume em outras cidades os gestores é que dão esse fardamento, aqui tem que tirar do próprio bolso, cada criança é em torno R$ 60,00”, destacou ele.

Foto: Conecta PiauíMarcos Aurélio, pai de alunos da rede municipal
Marcos Aurélio, pai de alunos da rede municipal

A precariedade no transporte escolar também é motivo de preocupação, como destacado por dona Leidiane, moradora da comunidade Buriti e mãe de uma estudante. Segundo ela, a filha já voltou várias vezes da metade do caminho porque o ônibus escolar atolou ou quebrou.

“Por várias vezes ela já pegou o ônibus e voltou da metade da estrada porque o ônibus atola, quando não é quebra, ela liga e diz: mãe tem que mandar me buscar. Aí eu pego e mando minha outra menina ir buscar ela, sempre acontece isso. Perde aula, muitas vezes o ônibus não vem e eles não avisam que não vai vim aí a menina acorda 5h30 para tomar banho, fica esperando, não vem, e nem mandam avisar”, desabafou.

Foto: Conecta PiauíDona Leidiane, moradora da comunidade Buriti e mãe de uma estudante
Dona Leidiane, moradora da comunidade Buriti e mãe de uma estudante

Além disso, dona Leidiane pontuou a constante falta de professores nas escolas do município. “Às vezes o professor falta por motivos de saúde, mas a escola não avisa, e somos obrigados a buscar nossos filhos mais cedo”, lamentou.

Essas denúncias expõem uma série de falhas na gestão atual que impactam o aprendizado e o dia a dia dos alunos e dos pais da cidade. Moradores cobram uma postura mais ativa e eficiente do poder público para garantir a qualidade da educação, do transporte escolar adequado e da valorização dos profissionais da rede municipal.

Comente