Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Municípios em Foco

Notícias das gestões municipais e as ações que fazem a diferenças nas cidades piauienses.

Prefeito de Fartura mostra barragem seca, perda agrícola e clama por ajuda urgente

O vídeo foi exibido em reunião com prefeitos nesta terça-feira (8), na APPM
Municípios em Foco

O prefeito de Fartura do Piauí, Orlando Costa, compartilhou um vídeo sobre a crise hídrica no município, alertando as autoridades sobre a seca e as perdas agrícolas. O vídeo foi exibido durante uma reunião com prefeitos nesta terça-feira (8), na APPM. 

Foto: ReproduçãoPrefeito de Fartura mostra barragem seca, perda agrícola e clama por ajuda urgente
Prefeito de Fartura mostra barragem seca, perda agrícola e clama por ajuda urgente

“Não temos água nas torneiras para nada: nem para beber, tomar banho, lavar ou usar nos banheiros. Estamos enfrentando uma das piores secas e pedimos medidas emergenciais”, destacou Orlando Costa no vídeo.

De acordo o gestor, a falta de água potável atinge mais de 2.500 habitantes, que solicitam auxílio às autoridades. Se eu recebo 10 ligações aqui no telefone, 8 é pedindo água”, disse o gestor antes de finalizar o vídeo e clamar por ajuda. 

APPM promove ações contra a estiagem 

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) convocou os prefeitos piauienses para uma reunião emergencial nesta terça-feira (08/04) para discutir a questão da seca verde. O Governo do Piauí decretou situação de emergência em 129 municípios devido à seca. 

A medida, publicada no Diário Oficial do Estado a última quinta-feira (03/04), reconhece os impactos do fenômeno climático e autoriza ações emergenciais para minimizar os danos à população.

Admaelton Bezerra diz que a associação está articulando uma resposta conjunta à estiagem no estado. “A gente está reunindo todas as entidades relacionadas a essa crise hídrica que o Estado do Piauí está sofrendo. A gente convocou a Defesa Civil Nacional, o MDS, a Defesa Civil Estadual, o Governo do Estado, a SAF, a SASC, para que a gente, em conjunto com a APPM, com os municípios, possa buscar ações concretas o mais rápido possível para que chegue nos municípios”, afirmou. 

 

Comente