Prefeitura de Colônia do Piauí leva informações sobre o ID Jovem às escolas
A iniciativa busca garantir o acesso aos direitos previstos no Estatuto da JuventudeA Prefeitura Municipal de Colônia do Piauí, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, deu início a uma importante ação informativa nas escolas com o objetivo de incentivar o cadastramento dos jovens no Programa Identidade Jovem – ID Jovem.

A primeira ação foi realizada no CETI Dr. José Gusmão. A iniciativa busca garantir que mais jovens colonienses tenham acesso aos direitos previstos no Estatuto da Juventude.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O ID Jovem é um documento digital que assegura o direito à meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de garantir vagas gratuitas ou com desconto em transportes coletivos interestaduais. O benefício é voltado a jovens entre 15 e 29 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos.
De acordo com a Secretaria da Juventude, objetivo é ampliar o alcance da informação e fortalecer o acesso dos jovens de baixa renda às políticas públicas voltadas à juventude.
Critérios de para fazer o cadastro
Ter entre 15 e 29 anos;
O benefício é destinado a jovens dentro dessa faixa etária, inclusive os que não são estudantes;
Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico);
Para se inscrever ou atualizar seus dados, procure o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou o setor responsável pelo Cadastro Único no seu município.
Ter o Cadastro Único atualizado;
Os dados precisam estar atualizados nos últimos 24 meses;
Ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
A soma da renda de todos os membros da família não pode ultrapassar esse valor;
Saber o seu NIS (Número de Identificação Social);
Esse número é essencial para o cadastro;