Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Municípios em Foco

Notícias das gestões municipais e as ações que fazem a diferenças nas cidades piauienses.

Reunião reforça Operação contra criação irregular de animais em José de Freitas

Durante as ações da operação, um potro fêmea foi apreendido e encaminhado pela Polícia Civil
Municípios em Foco

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMAT) participou de uma importante reunião com o Delegado Wilon, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil, para tratar sobre a Operação Porteira Fechada. A iniciativa tem como objetivo combater a criação irregular de animais soltos no município — uma prática que tem gerado inúmeros transtornos à população e impactos negativos ao meio ambiente. 

Foto: ReproduçãoReunião em José de Freitas reforça Operação contra criação irregular de animais soltos
Reunião em José de Freitas reforça Operação contra criação irregular de animais soltos

Infelizmente, muitos proprietários ainda demonstram desrespeito à legislação, permitindo que seus animais circulem livremente, o que configura uma infração ambiental e de segurança pública.

A operação é fruto de uma ação conjunta entre a SEMAT, a Polícia Civil, a Correição de José de Freitas, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, representada pelo secretário Chico Lucas. Essas instituições têm unido esforços para intensificar a fiscalização e aplicar as sanções cabíveis aos responsáveis por essas irregularidades.

Apesar do empenho das autoridades, a fiscalização ainda enfrenta desafios, principalmente devido à alta incidência de infrações em horários e locais variados. Por isso, a colaboração da população é fundamental. Pedimos que qualquer irregularidade seja denunciada formalmente à Polícia Civil ou à SEMAT. As denúncias são essenciais para que possamos atuar com mais precisão e eficiência nos pontos críticos do município.

Durante as ações da operação, um potro fêmea foi apreendido e encaminhado pela Polícia Civil — por meio do ofício nº 30393/2025 (TCO nº 2718/2025) — para avaliação veterinária. O animal está recebendo todos os cuidados necessários.

Reforçamos o compromisso da Prefeitura e de seus parceiros em seguir atuando firmemente contra essas práticas ilegais. No entanto, somente com o apoio e a conscientização da população será possível vencer essa luta e garantir uma cidade mais segura, organizada e ambientalmente equilibrada.

Comente