São Raimundo Nonato firma parceria com Sebrae ao fortalecimento da coleta seletiva
O projeto é uma ação conjunta para consolidar a coleta seletiva como prática permanente na cidadeA Prefeitura de São Raimundo Nonato está fortalecendo as práticas sustentáveis que geram impactos positivos e contribuem para o desenvolvimento social e manutenção da qualidade de vida da população. Na manhã desta segunda-feira (05/05) o prefeito Rogério Castro assinou uma importante parceria com o Sebrae voltada para o fortalecimento da coleta seletiva e gerenciamento de resíduos sólidos em São Raimundo Nonato.

O projeto, intitulado Pró-Catadores, conta com a participação do poder público municipal, entidades da sociedade civil, associações e cooperativas de catadores, em uma grande ação conjunta para consolidar a coleta seletiva como prática permanente na cidade. “Formalizamos a adesão oficial do município de São Raimundo Nonato a um projeto de suma importância para o meio ambiente, que é o Pro- Pró-Catadores, implementado pelo nosso parceiro, o Sebrae”, pontua Rogério Castro.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

A proposta é transformar o município em referência regional no tratamento e reaproveitamento de resíduos, geração de renda e cuidado com o meio ambiente. “Vamos colocar São Raimundo Nonato, definitivamente, nesse contexto do respeito ao meio ambiente, da coleta seletiva inteligente. A partir de agora, nós seremos uma cidade que respeita o meio ambiente, que faz a coleta de resíduos sólidos com inteligência, respeitando todos os parâmetros”, acrescenta o prefeito.

A iniciativa representa um avanço significativo nas políticas públicas de sustentabilidade do município. “Nosso trabalho envolve os aspectos legais, de coleta seletiva, de relacionamento, a captação de recursos e infraestrutura para que, além de deixarmos tudo legalizado, nós possamos também construir ações de educação ambiental para toda a sociedade, para toda a gestão municipal. E deixar essa mensagem de que lixo riqueza, que as pessoas que estão trabalhando com isso merecem uma situação de dignidade”, explica Marina Simão, consultora do Sebrae.
Através do Pró-Catadores, o município vai promover a inclusão social e produtiva de catadores e catadoras de resíduos sólidos da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – Reciclar SRN e da Cooperativa de Catadores do Morro do Mel, que receberão consultorias em áreas como formalização de negócios, gestão e produtividade, além de apoio e auxílio técnico para firmar parcerias com o setor público.

Além do prefeito e dos consultores do Sebrae, Marina Simão e Ricardo Bandeira, a reunião contou com a presença de secretários municipais e agentes da sociedade civil na estruturação de um plano que contemplará a triagem de materiais recicláveis, organização do roteiro de coleta seletiva e instalação de ecopontos.
“A parceria é ótima para fazermos a coleta seletiva. Para nós é uma honra estar com toda essa equipe, com o prefeito, Sebrae e demais catadores de São Raimundo Nonato”, celebra Ronivan Neres, presidente da Cooperativa de Catadores do Morro do Mel.