Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Municípios em Foco

Notícias das gestões municipais e as ações que fazem a diferenças nas cidades piauienses.

'Sem FPM não dá': prefeitos do Piauí realizam protesto na Assembleia Legislativa

Vários estados participam desta mobilização contra a queda da arrecadação de recursos

Prefeitos piauienses realizaram, na manhã desta quarta-feira (30/08), um protesto, na frente da Assembleia Legislativa do Piauí, para chamar a atenção do Governo Federal e de parlamentares sobre as dificuldades enfrentadas pelos municípios com a queda da arrecadação de recursos.

O ato ‘Sem FPM não dá’ cobra ações para melhorias no Fundo de Participação dos Municípios, que registrou constantes quedas em 2023, prejudicando as gestões.

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíMobilização de prefeitos
Mobilização de prefeitos

Segundo o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, vários estados participam desta mobilização.

“Esta mobilização está acontecendo em todo Nordeste, mas alguns estados que aderiram nessa terça-feira (29), 16 estados da federação aderiam a esta mobilização, para mostrar para a sociedade as dificuldades que os municípios estão passando e trazer para a discussão de diversas pautas que afetam a população”, afirmou.

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíToninho de Caridade
Toninho de Caridade

“É uma mobilização importante, sincronizada com todos os estados, para que a gente possa mostrar para a sociedade, para o governo, essa situação financeira dos municípios, a gente aguarda que sejam votadas pautas que venham beneficiar a arrecadação dos municípios e trazer discussões como a divisão dos royalties, que está há mais de dez anos parado no Supremo Tribunal Federal, para que a gente possa levar este recurso para a saúde, pagar o piso da Enfermagem e reajustar os programas federais com os municípios, que há mais de 20 anos estão com os mesmos valores”, completou Toninho de Caridade.

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíProtesto 'Sem FPM não dá'
Protesto 'Sem FPM não dá'

Dr. Tico, prefeito de Campo Grande do Piauí, comentou com o Conecta Piauí sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios.

"Nós estamos aqui para chamar a atenção do Governo Federal para a questão dos repasses constitucionais que são destinados para nossos municípios, porque eles vêm diminuindo, além das emendas, que atrasaram, isso gerou certa dificuldade para a gente", afirmou.

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíDr. Tico, prefeito de Campo Grande do Piauí
Dr. Tico, prefeito de Campo Grande do Piauí

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, comentou que o ato busca chamar a atenção da equipe econômica do presidente Lula.

"Nós queremos chamar a atenção da equipe econômica do presidente Lula para que ele possa entender a necessidade dos municípios, a importância de manter bem os programas que são desenvolvidos", afirmou.

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíFranzé Silva
Franzé Silva

Comente