Vereadora Andréa Amaral participa de seminário sobre visibilidade trans
A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Altos, esteve presente, com fala ativa na solenidadeFoi realizado, na manhã desta quarta-feira (29), no Auditório da Escola da OAB, em Teresina, o III Seminário Estadual da Visibilidade de Travestis e Transexuais. O evento reuniu representantes do poder público, movimentos sociais e instituições parceiras no fortalecimento do debate sobre direitos, cidadania e políticas públicas voltadas à população trans no estado do Piauí. A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Altos, Andrea Amaral, esteve presente, com fala ativa na solenidade.
“É de fundamental importância sempre trazermos à tona esse tipo de debate. O enfrentamento à LGBTfobia precisa ser uma responsabilidade permanente do poder público e um dever de toda a população. Quando os municípios e o Estado caminham juntos na defesa desses direitos, esse combate se torna mais efetivo e temos uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou a parlamentar.
Durante o seminário, houve a formalização e ampliação da adesão dos municípios piauienses, dentre eles o de Altos, ao Pacto Estadual de Enfrentamento à LGBTQIAPN+. A iniciativa, que recebeu o aval do prefeito de Altos, Maxuell da Mariínha, tem como objetivo fortalecer a rede de proteção em todo o território estadual e garantir a implementação de políticas locais voltadas ao respeito, à dignidade e à garantia de direitos da população LGBTQIAPN+, especialmente travestis e transexuais.
Além dos debates e momentos de escuta, o evento também ofereceu uma série de serviços gratuitos à comunidade, por meio de órgãos parceiros. Entre eles, emissão de RG pelo Instituto de Identificação Digital da SSP-PI, práticas integrativas pela SESAPI, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites, mutirão de retificação de nome e gênero com a Defensoria Pública do Estado, emissão de carteira de nome social e formalização de contrato de união afetiva, ambos pela SASC.