Palestra na 74ª Expoapi apresenta projetos que impulsionam startups do agronegócio
Palestra apresenta incubadora que transforma ideias acadêmicas em startups do agroDurante a programação da 74ª Expoapi, uma das palestras mais ocorridas nesta quarta-feira (10/12) destacou o trabalho da incubadora de empresas do agronegócio piauiense, iniciativa da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que transforma ideias inovadoras do campo em negócios estruturados. A ação ganha reforço com o apoio da Investe Piauí e do Sebrae, instituições que fortalecem a formação empreendedora, conectam participantes a investidores e impulsionam o desenvolvimento de startups voltadas ao setor.
A apresentação contou com a participação de Luiz Augusto, que explicou ao público o papel da incubadora na construção de soluções inovadoras para o campo.
“A Ineagro é uma incubadora de empresas do agronegócio piauiense da Universidade Federal do Piauí, onde a gente busca dentro dos trabalhos de conclusão de curso, tese de mestrado e doutorado, ideias inovadoras que trabalhamos junto com o Sebrae para transformar em CNPJ e, junto com a Startup Piauí, elevar cada vez mais o nível do agronegócio piauiense”, explica.
Segundo ele, a integração entre as instituições acelera o avanço tecnológico no setor. “Esse conjunto todinho faz com que hoje o agronegócio piauiense evolua de uma forma não tradicional. A gente faz coisas inovadoras, como mostramos hoje na palestra sobre o gado curral pé duro, genuinamente nosso, dando condições para que ele seja melhor produzido no Piauí, inclusive com carnes premium”, conclui.
Simão Oliveira, da Startup Piauí, destacou o papel da Investe Piauí na articulação de investimentos e na atração de novas soluções para o estado.
“A Investe Piauí é a agência de atração de investimentos para o estado, e a gente atua com a coordenação de todo mundo que quer abrir uma empresa ou que pretende investir no território piauiense”, elucida.
Ele detalhou ainda as frentes apresentadas na Expoapi. “Aqui, a gente traz todas as áreas da Investe, porque todas oferecem soluções transversais para o agro. Quem vem para cá pode se conectar para falar sobre energias renováveis, investimentos diretos no trabalho do campo, agricultura, pecuária, e também sobre o Piauí Instituto de Tecnologia, onde fica a Startup Piauí, aceleradora que traz para a feira várias soluções do ecossistema”, diz.
Sobre a palestra conjunta com a Ineagro, ele acrescenta: “Hoje participamos da sequência de treinamentos que a Ineagro oferece aos produtores de gado curraleiro pé duro e apresentamos soluções tecnológicas desenvolvidas dentro da incubadora e aceleradas pela Startup Piauí, que aumentam a eficiência da produção e reduzem custos de infraestrutura dessa cultura”, explica.