Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Notícias do Agro

A coluna do Agronegócio piauiense e brasileiro no portal Conecta Piauí

Piauí recebe armadilhas para combate da praga da mosca da carambola

O equipamento é feito de PVC com um piso muito resistente que possui uma cola especial
Notícias do Agro

A ação da mosca da carambola causa o amadurecimento prematuro e a queda precoce de frutas. Ovos, perfurações e larvas na casca do fruto são sintomas da presença da praga, que é mortal para a fruticultura. 

As armadilhas Jackson são ferramentas eficazes de combate à doença, garantindo segurança e proteção à fruticultura e às fronteiras agrícolas. Cerca de 40 iscas estão sendo espalhadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí no interior do estado.

Foto: ReproduçãoPiauí recebe armadilhas para combate da praga da mosca da carambola
Piauí recebe armadilhas para combate da praga da mosca da carambola

“As novas iscas possuem apenas o feromônio, um benefício para o fiscal que está trabalhando que não tem o risco de contaminação e também para o meio ambiente. O veneno captura apenas a mosca da carambola”, disse o agrônomo Paulo Melo Segundo.

O equipamento é feito de PVC com um piso muito resistente que possui uma cola especial. A cada dia é feita a troca da isca.

“A praga ataca mais de cem espécies de frutas. Um perigo para o produtor de frutas. Essas iscas vão ser distribuídas na fronteira do Piauí com o Pará”, informou o agrônomo.

Outros cuidados devem ser adotados para combater o avanço da doença. É importante não transportar frutos de locais infestados com moscas para outras áreas, colher os frutos maduros das árvores, não mexer nas armadilhas e avisar as entidades de defesa do Estado ou Município caso haja suspeita da incidência da praga.

Comente