UFPI realiza pesquisas com limão Tahiti
Pesquisadores da instituição estão desenvolvendo estudos para melhorar a produtividadeNa Universidade Federal do Piauí, ciência e agricultura andam juntas. Pesquisadores da instituição estão desenvolvendo estudos para melhorar a produtividade, a resistência e a qualidade do limão Tahiti, uma das frutas mais consumidas no Brasil.

O limão Tahiti tem grande valor comercial e é muito utilizado na culinária, na indústria de bebidas e cosméticos.
“A pesquisa está sendo desenvolvida pelo Grupo de Estudos em Fruticultura da Universidade Federal do Piauí (Frutagro/UFPI), com o objetivo de promover uma maior integração entre extensão e pesquisa, e atuar em iniciativas que contribuem para a conservação ambiental”, informou o professor da UFPI Gustavo Pereira.
As pesquisas envolvem desde o melhoramento genético até o controle de pragas e doenças que afetam a cultura do limão. O objetivo é oferecer alternativas mais sustentáveis para os produtores locais. Por isso a UFPI trouxe novos porta-enxertos de Sergipe para trabalhar no Piauí.
“Ainda há necessidade de mais pesquisas relacionadas a plantas frutíferas que garantam técnicas de plantio voltadas para a sustentabilidade. Os resultados da pesquisa devem aparecer entre cinco e dez anos”, disseo professor Gustavo Pereira.