Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com a jornalista Cecília Brandão. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Águas de Teresina passa a cobrar 80% da taxa de esgoto, anuncia Silvio Mendes

.O novo percentual, com 20% do valor abatido, passa a valer para faturas emitidas a partir do dia 14

Após reunião com a consessionária Águas de Teresina, responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto na capital, o prefeito Silvio Mendes anunciou, nesta terça-feira (11/03), que a empresa passará a cobrar 80% da taxa de esgoto. Além disso, foi acordado que beneficiários do Cadastro Únido (CadÚnico) não terão essa taxa cobrada.

O novo percentual, com 20% do valor abatido, passa a valer para faturas emitidas a partir do dia 14 de março deste ano. Na reunião também foi assinado um acordo prévio que marca a revisão do contrato de subconcessão de água e esgoto em Teresina.

Foto: DivulgaçãoPrefeito Silvio Mendes
Prefeito Silvio Mendes

O prefeito defendeu três mudanças: reduzir a taxa de esgoto, isentar famílias vulneráveis e evitar obras que danifiquem o asfalto. O governo do Estado também participou da reunião.

O prefeito declarou ainda que a empresa está autorizada a retornar o trabalho de ampliação da rede de esgoto em Teresina. "Naturalmente, diante desse caminhamento, a prefeitura está liberando novamente a expansão da rede de esgoto, porque a empresa se compromete a recuperar todas as valas mal feitas por toda a cidade em um prazo de 120 dias. Se não cumprir, a gente volta à modificação. Mas eu espero que a palavra escrita e falada seja cumprida", diz.

Os critérios para a cobrança dos serviços de ligação à rede de esgoto em Teresina passarão por mudanças, conforme novo formato. A partir de um acordo prévio, a concessionária Águas de Teresina definiu descontos escalonados para os usuários que realizarem a conexão de seus imóveis à rede de esgotamento sanitário dentro de prazos específicos:

  • Quem fizer os ajustes internos necessários e concluir a ligação ao sistema de esgoto em até 180 dias após a notificação formal da concessionária terá isenção total da taxa de conexão.
  • Para aqueles que realizarem a conexão entre 181 e 365 dias após a notificação, será concedido um desconto de 50% no valor do serviço.
  • Após 365 dias da notificação, o valor integral da ligação será cobrado, com a possibilidade de parcelamento em até 60 vezes na fatura de água.
  • Usuários que estão inscritos na Tarifa Social permanecem isentos da taxa de ligação à rede de esgoto.

  • A concessionária mantém a responsabilidade pela expansão das redes de abastecimento de água e esgoto em até 15 metros. Caso a extensão necessária ultrapasse essa metragem, os custos adicionais serão de responsabilidade do usuário, incluindo a taxa de conexão conforme as novas regras escalonadas.

Comente