Câmara de Teresina celebra os 45 anos do PT com reflexões sobre legado e desafios
A cerimônia aconteceu no Plenário Vereador José Ommati e foi proposta pelo vereador João Pereira
Nesta segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Teresina realizou uma sessão solene em homenagem aos 45 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). A cerimônia aconteceu no Plenário Vereador José Ommati e foi proposta pelo vereador João Pereira (PT), que enfatizou a importância do partido na construção da democracia brasileira.
“O Partido dos Trabalhadores ainda tem a essência da defesa da população mais pobre do nosso país. Esse sentimento que todos nós estamos vivenciando agora, de voltar às bases, de dialogar com os movimentos, nós temos que fazer a partir da próxima gestão. O PT renova a sua direção no dia 6 de julho, acredito muito que essa nova direção terá essa responsabilidade de fazer uma reaproximação da militância, de suas bases, dos movimentos organizados do Brasil inteiro”, destacou João Pereira.
O deputado estadual Fábio Novo pontuou os avanços conquistados pelo partido no estado ao longo das últimas décadas, especialmente em áreas essenciais como educação:
“Nós, no Piauí, temos muito o que comemorar. Como era o Piauí antes do PT chegar ao poder, em 2003. Era um dos estafes que experimentavam os índices, que foram os piores possíveis. Sempre éramos o último colocado, o penúltimo colocado. Depois de 20 anos, nós conseguimos fazer com que o Piauí, por exemplo, hoje, tenha um dos melhores índices da educação. Somos o quarto do Brasil e o primeiro do Nordeste, avançando em políticas que vai de encontro a quem precisa”, afirmou Fábio Novo.
O vereador Dudu ressaltou a perda de representatividade do PT junto aos movimentos estudantis e destacou a necessidade de adaptação ao cenário digital.
"Hoje o PT, eu digo aqui pelo Piauí, nós não temos muita representatividade nos movimentos estudantis universitários, de estudantes secundaristas. Precisamos retomar. Hoje a sociedade vive uma nova e colossal informação que são as redes sociais. Então nós precisamos também ter esse diálogo com as redes sociais através das redes sociais que o seguimento do PT não tem", afirmou Dudu.
Celebrações nacionais
Além da homenagem em Teresina, o PT organiza uma grande celebração nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Armazém da Utopia, no Rio de Janeiro, para marcar o aniversário do partido.
Fundado em 10 de fevereiro de 1980, o Partido dos Trabalhadores surgiu durante o processo de redemocratização do Brasil, com a união de movimentos sindicais, sociais e intelectuais progressistas. Ao longo de 45 anos, consolidou-se como uma das maiores forças políticas de esquerda da América Latina.