Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com a jornalista Cecília Brandão. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Deputados votam hoje mudança no número de cadeiras da Câmara dos Deputados

Proposta discute ampliar total de deputados para evitar perda de cadeiras em alguns estados.
Painel Político

Nesta segunda-feira (05) acontece na Câmara Federal, a votação do projeto de lei que visa aumentar o número de deputados federais. O Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 177, de 2023, busca alterar a quantidade e representatividade entre os parlamentares da Casa, a partir de 2027.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos DeputadosCâmara Federal
Câmara Federal

A medida atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que atende um pedido do governo do Pará, e determina a redistribuição das atuais 513 cadeiras da Câmara com base no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O STF estabeleceu até 30 de junho de 2025 como prazo para que o Congresso aprove uma nova distribuição das cadeiras na Câmara dos Deputados, com base no Censo 2022. Caso isso não ocorra, o TSE poderá fazer o ajuste por resolução. Para evitar a perda de vagas por alguns estados, discute-se aumentar o número total de deputados de 513 para 527. A mudança também impactaria as assembleias estaduais.

A redistribuição segue critérios populacionais, e projeções indicam que sete estados podem ganhar cadeiras (como Santa Catarina e Pará), enquanto outros sete devem perder (como Rio de Janeiro e Bahia). A última atualização na composição da Câmara foi feita em 1993, baseada no Censo de 1991.

Comente