Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com a jornalista Alessandra Fonseca. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Eleições municipais 2024 em Teresina: o cenário antes da largada

Julho é decisivo para o início da campanha na cidade; confira
Painel Político

Julho é um mês importante no calendário político deste ano. No próximo dia 20 começam as convenções, momento em que os partidos vão oficializar os seus candidatos à eleição municipal de outubro.

Diga-se de passagem, os principais, ainda chamados pré-candidatos, escolheram a mesma data para realizar os seus atos políticos. Exceto Geraldo Carvalho, Lourdes Melo e Santiago Belizário. 

Foto: Divulgação/TREUrna eletrônica
Urna eletrônica

Em Teresina, pelo menos oficialmente, tudo que aconteceu até aqui [o que não foi pouca coisa], foi pré-campanha. Com os nomes definidos e as alianças formadas, as campanhas, enfim, vão sair pra rua.

Cenário na capital do Piauí 

Na Câmara Municipal, na Assembleia e nos eventos políticos o que se ‘ventila’ é que esta campanha começou muito cedo, ainda no ano passado, em 2023.

Cedo ou não, de um lado, Teresina tem o prefeito atual da cidade, Dr. Pessoa (PRD), que ainda não definiu o seu vice ou sua vice. Do outro, o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores, Fábio Novo, com propostas inovadoras para a capital, com diversos apoios, inclusive do Governo do Estado. No outro pelotão, Dr. Silvio Mendes (União Brasil).

O cenário em Teresina mostra o pré-candidato Fábio Novo (PT) na frente em todas as pesquisas mais recentes e, cada vez mais, abre vantagem em relação aos demais pré-candidatos. 

Apesar da eleição ser municipal, muita coisa interessa para a política nacional. As eleições municipais preparam o terreno para 2026. Se a eleição municipal começou ‘cedo’ de acordo com os teresinenses, as de 2026 começaram ainda mais.

Comente