Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com a jornalista Cecília Brandão. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Fernando Lima critica falta de diálogo da Prefeitura sobre rombo bilionário

Fernando Lima também questionou a efetividade dos cortes anunciados pela gestão municipal
Painel Político

Após o prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), revelar nesta segunda-feira (6) um desequilíbrio fiscal que ultrapassa R$ 1 bilhão nos cofres do município, o vereador Fernando Lima se manifestou de forma crítica sobre a condução do caso e, principalmente, sobre a falta de comunicação entre o Executivo e o Legislativo.

Segundo o parlamentar, os vereadores souberam da crise financeira por meio da imprensa, sem qualquer reunião prévia para esclarecimentos. “Primeiramente, estranho os vereadores tomarem conhecimento desse rombo por parte da imprensa. Tinha que haver essa comunicação direta entre Executivo e Legislativo para que fosse informado aos vereadores”, declarou.

Foto: Conecta PiauíFernando Lima critica falta de diálogo da Prefeitura sobre rombo bilionário
Fernando Lima critica falta de diálogo da Prefeitura sobre rombo bilionário

Fernando Lima também questionou a efetividade dos cortes anunciados pela gestão municipal, como a extinção de secretarias e a redução de cargos comissionados. Para ele, não houve contenção de gastos em áreas estratégicas, como terceirizações e contratos de serviços. “Ao ver da maioria dos vereadores aqui, não houve corte de gastos nos terceirizados, não houve corte de gastos com o lixo — até havendo novas contratações”, criticou.

Um dos principais pontos levantados pelo vereador foi a contratação de um novo escritório de advocacia, mesmo com outro contrato ainda vigente. “Se realmente tem que haver corte de gastos, você não vai contratar um novo escritório de advocacia. A Prodater hoje conta com dois escritórios, ao meu ver, sem necessidade. Um resolveria o problema”, disse.

Diante da repercussão negativa, Fernando Lima informou que o líder do prefeito na Câmara comunicou a ida do gestor ao Legislativo na próxima terça-feira (13), acompanhado pelos secretários de Planejamento, Administração e Finanças, para prestar esclarecimentos sobre a situação fiscal do município.

Comente