MPPI garante condenação de 25 anos por homicídio qualificado no Norte do Piauí
Réu foi condenado por homicídio e tentativa de homicídio ocorridos em 2018O Ministério Público do Piauí (MPPI) obteve a condenação de Antônio Silva de Sousa a 25 anos, 10 meses e 24 dias de reclusão por homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado cometidos na zona rural de Caraúbas do Piauí. O julgamento ocorreu na terça-feira (25/11), em Buriti dos Lopes, referente ao crime ocorrido em agosto de 2018.
O Tribunal do Júri rejeitou a tese de absolvição e acolheu integralmente a argumentação apresentada pelo promotor de Justiça Adriano Fontenele Santos. Antônio Silva foi condenado pela morte de Gean Carlos Amorim de Sampaio e pela tentativa de homicídio contra Carlos Augusto Sousa Tavares.
Na sentença, o juiz Arilton Falcão Júnior destacou que o crime foi motivado por razão fútil, conforme previsto no artigo 121, §2º, inciso II, do Código Penal. O magistrado observou que não houve qualquer provocação das vítimas. Gean Sampaio estava desarmado, em um espaço público e em momento de lazer com a família quando foi atacado.
A decisão também ressaltou que a segunda vítima, Carlos Augusto Tavares, cunhado de Gean, foi atingida ao tentar defendê-lo, mas sobreviveu. Diante das circunstâncias, o Tribunal do Júri classificou o caso como gravíssimo e determinou que o condenado inicie o cumprimento da pena em regime fechado, sem possibilidade de substituição por penas alternativas.
A condenação reforça a atuação do MPPI no enfrentamento aos crimes contra a vida no interior do estado.