Sindicalistas denunciam irregularidades no trabalho de garçons no Piauí
Durante reunião, os representantes do sindicato apresentaram denúncias de irregularidadesO procurador-chefe explicou as formas de atuação do MPT diante dessas denúncias e orientou o sindicato sobre os procedimentos para formalização das demandas, reforçando o papel da instituição na promoção de relações de trabalho justas e no combate às violações de direitos trabalhistas. “O MPT está de portas abertas para receber as denúncias, sobretudo aquelas que afetam a coletividade, que é quando temos a competência de atuação. Quanto mais provas, informações tivermos, mais rápido podemos atuar no sentido de garantir os direitos dos trabalhadores”, reforçou.

Durante a reunião, os representantes do sindicato apresentaram denúncias de irregularidades como o não repasse de gorjetas a garçons, jornadas de trabalho acima do limite legal, assédio no ambiente laboral e ocorrências de trabalho infantil, entre outras situações que afetam a categoria. “Saímos da reunião bastante satisfeitos com os encaminhamentos que foram dados. Trouxemos uma série de denúncias. O MPT está nos dando o suporte para que a gente tenha os nossos direitos respeitados”, pontuou, Fernando Dias, presidente do Sindicato.
Marcos Duanne propôs ainda uma audiência pública para discutir com todos os seguimentos envolvidos. “É importante essa união da categoria para reivindicarem seus direitos e buscar melhorias nas condições de trabalho. O MPT atua também através de mediações e uma audiência pública, ouvindo todos os envolvidos é importante para promovermos o diálogo social, promovendo a valorização dos trabalhadores e a melhoria das condições de trabalho”, finalizou.