Armas usadas em caça ilegal no Parque Nacional Serra das Confusões são apreendidas
Operação ocorreu após denúncia do ICMBio; armas artesanais e munições foram recolhidas
A Polícia Militar do Piauí apreendeu armas utilizadas na prática de caça ilegal dentro do Parque Nacional Serra das Confusões, no município de Caracol, Sul do estado . A ação foi realizada pelo Comando de Policiamento Ambiental, por meio da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA).
A operação ocorreu no dia 4 de fevereiro de 2026, após denúncia feita por um analista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) , que informou sobre a possível existência de um acampamento de caçadores no interior da unidade de conservação.
Após receber a informação, a equipe policial se deslocou até a área indicada e realizou buscas no entorno do parque. Durante a diligência, foram localizadas e apreendidas 11 espingardas artesanais do tipo “buraco” , geralmente usadas na caça de tatu , além de duas espingardas de fabricação caseira do tipo bate-bucha.
Os policiais também encontraram chumbo, cartucho calibre .32, pólvora e uma arma branca . Apesar das buscas na região, nenhum suspeito foi localizado no momento da operação .
Todo o material apreendido foi encaminhado à Polícia Civil, que ficará responsável pelos procedimentos legais. A caça ilegal em unidades de conservação é considerada crime ambiental e pode resultar em sanções penais e administrativas.