Homem é morto em pré-carnaval e Prefeitura de Guadalupe cancela 'Guadafolia'
Segundo a polícia, o suspeito é um adolescente de 17 anos que segue foragidoA Prefeitura de Guadalupe cancelou o segundo e último dia do pré-carnaval do município, o Guadafolia, após a morte de um jovem esfaqueado durante o evento na madrugada deste sábado (7). A vítima, identificada como Jônatas da Conceição Santos, de 26 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar ao hospital.
De acordo com a Polícia Civil, o principal suspeito do crime é um adolescente de 17 anos, que já foi identificado, mas ainda não foi localizado. O caso ocorreu por volta das 5h, no balneário Belém-Brasília, onde acontecia a programação festiva. Segundo a investigação, houve uma discussão entre vítima e suspeito antes da agressão.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento da confusão. Nas imagens, participantes do evento se afastam ao perceber o tumulto. Em seguida, Jônatas aparece caído no chão.
O delegado Cláudio Henrique informou que o adolescente teria desferido golpes de punhal contra a vítima. “Durante a briga, um adolescente desferiu alguns golpes de punhal contra um homem, que acabou morrendo antes de chegar ao hospital. Não sabemos a motivação da briga. A arma usada no crime também não foi localizada”, declarou.
Em razão do ocorrido, a Prefeitura de Guadalupe anunciou o cancelamento da programação prevista para este sábado (7), quando estavam previstas apresentações dos cantores Ronni Silva, Thiaguin e Kaio Freitas. Em nota, o município afirmou que a decisão foi tomada em respeito à situação e às pessoas envolvidas, além de manifestar pesar pela morte do jovem.
A Polícia Militar informou que havia reforçado o esquema de segurança para o evento desde a última quarta-feira (4), com intensificação do policiamento na cidade. Na sexta-feira (7), segundo a corporação, mais de 30 policiais e seis viaturas atuaram na segurança do evento e em outros pontos do município. A PM também manifestou solidariedade aos envolvidos.
Confira, abaixo, as notas divulgadas na íntegra:
Veja as notas da Prefeitura de Guadalupe
Nota sobre cancelamento da festa
A Prefeitura de Guadalupe informa que a festa programada para hoje, no evento Guadafolia, foi cancelada em decorrência de um acontecimento ocorrido na noite de ontem, 06 de fevereiro, durante a programação festiva.
Esclarecemos que estão sendo apuradas as circunstâncias relacionadas ao falecimento de Jônatas da Conceição Santos, fato que motivou a decisão de cancelamento da programação desta data, em respeito à situação e às pessoas envolvidas.
A Prefeitura de Guadalupe reforça que está acompanhando o caso de perto, colaborando com as autoridades competentes para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos.
Nos solidarizamos com os familiares e amigos, ao mesmo tempo em que reafirmamos nosso compromisso com a responsabilidade, a transparência e o respeito à população.
Nota de pesar
A Prefeitura de Guadalupe manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento de Jônatas da Conceição Santos.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, expressando nossas mais sinceras condolências. Que Deus conceda conforto, força e serenidade a todos que sofrem com essa perda irreparável.
A Prefeitura de Guadalupe se une em respeito e luto, desejando que Jônatas seja lembrado com carinho por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Veja a nota da Polícia Militar em Guadalupe
A Polícia Militar de Guadalupe , com a prefeitura e órgãos do município, Creas, Conselho Tutelar Samu. Secretarias de Saúde e Cultura, profissionais liberais e outros interessados, reuniram-se traçaram planos, tudo no intuito de fazer o seu melhor em órgão ou em sua aplicação legal, seja qual for. A PMPI iniciou seus trabalhos para o evento já na quarta-feira, intensificando o policiamento, para uma segurança melhor, visando o evento do Guadafolia. Na quinta-feira, iá estávamos em ritmo de festa, digo, trabalho voltado para o evento, visando a segurança, pois a meta da união dos órgãos é segurança e paz, ou seja, como já ocorreu nos outros eventos, zero de índice negativo. Na sexta-feira trabalhamos com 6 viaturas e mais de 30 policiais na cidade, fazendo a segurança do evento e da cidade, ruas, avenidas, banco, bairros e outros que não participaram do evento. Eu que sou o capitão comandante, desde quinta-feira, estamos a frente dos trabalhos, nós estávamos em todos os locais ou parte do evento, mas quem vai para fazer o mal dessa forma, é muito difícil contê-lo A dor emana em toda a cidade, nós sentimos pela perda da família que está de luto, assim como da outra parte, que ninguém quer uma situação assim na família. Todos os eventos da cidade são planejados, com segurança, visando um objetivo comum de bem para população de Guadalupe. Queremos externar que a PMPI está sempre para servir e proteger a população.