Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Armas usadas em caça ilegal no Parque Nacional Serra das Confusões são apreendidas

Operação ocorreu após denúncia do ICMBio; armas artesanais e munições foram recolhidas

A Polícia Militar do Piauí apreendeu armas utilizadas na prática de caça ilegal dentro do Parque Nacional Serra das Confusões, no município de Caracol, Sul do estado. A ação foi realizada pelo Comando de Policiamento Ambiental, por meio da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA).

A operação ocorreu no dia 4 de fevereiro de 2026, após denúncia feita por um analista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que informou sobre a possível existência de um acampamento de caçadores no interior da unidade de conservação.

Após receber a informação, a equipe policial se deslocou até a área indicada e realizou buscas no entorno do parque. Durante a diligência, foram localizadas e apreendidas 11 espingardas artesanais do tipo “buraco”, geralmente usadas na caça de tatu, além de duas espingardas de fabricação caseira do tipo bate-bucha.

Os policiais também encontraram chumbo, cartucho calibre .32, pólvora e uma arma branca. Apesar das buscas na região, nenhum suspeito foi localizado no momento da operação.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Polícia Civil, que ficará responsável pelos procedimentos legais. A caça ilegal em unidades de conservação é considerada crime ambiental e pode resultar em sanções penais e administrativas.