Plantão Policial

'Dama do Tráfico', homem monitorado e idosa estão entre presos do PCC em Teresina

A operação mirou um núcleo da facção criminosa e prendeu suspeitos ligados ao tráfico de drogas

Uma ação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico ( Denarc ) intensificou, na manhã desta terça-feira (25/11), o combate a grupos associados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) em várias regiões de Teresina . A ofensiva cumpriu 17 mandados de busca e apreensão e resultou na captura de cinco pessoas apontadas como integrantes ou colaboradores da facção .

Entre os presos está Amanda Gabriela de Sousa Bastos, conhecida como Dama do Tráfico , considerada um dos alvos mais relevantes da operação. Ela é companheira de Anderson, que conseguiu fugir e permanece foragido. Também foram detidos Genilda dos Santos Araújo, de 50 anos; Alexandro Stanley; Maria do Socorro; e Jefferson Melo do Nascimento, este último já monitorado por tornozeleira eletrônica e reincidente em diferentes crimes.

Nas prisões, uma idosa foi conduzida após ser encontrada com um aparelho celular roubado . As equipes apreenderam cocaína, dinheiro em grande quantidade, munições e outros materiais suspeitos, reforçando as evidências de movimentação criminosa. As ações ocorreram simultaneamente em zonas distintas da capital, atingindo pontos estratégicos de atuação da facção.

Durante entrevista ao Conecta Piauí, o coordenador do Denarc , delegado Samuel Silveira, detalhou os resultados da operação:

“Foram 17 mandados de buscas cumpridos, três mulheres presas, uma delas por estar portando, na boca de fumo, um aparelho celular roubado, outras duas por envolvimento com o tráfico de drogas . Uma delas, é de maior destaque, tida como dama do tráfico, a Amanda, que é companheira do Anderson. Eles são um casal tradicional na venda da droga. Com eles foi encontrado cocaína, munição, muito dinheiro, o que caracteriza plenamente a situação de tráfico de drogas.”

O delegado também ressaltou a gravidade e relevância das prisões realizadas:

“Uma operação de bastante sucesso pela prisão de pessoas de alta periculosidade, indivíduos perigosos, é, uma operação de sucesso pelo volume de apreensão de drogas e também, é claro, pela formação da culpa, que todo esse somatório coleciona para a futura ação penal.”

Leia também