Delegado detalha operação de desocupação e prisões de faccionados em Teresina
Nas ações, um número reduzido de prisões foi registrado, se tratando de membros de uma facção
O coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), delegado Charles Pessoa, detalhou o resultado da Operação Retomada 2 – DRACO 214 , deflagrada na manhã desta quinta-feira (22/05), no bairro Torquato Neto, zona Sul de Teresina. Nas ações, um número reduzido de prisões foi registrado, se tratando de membros de uma facção criminosa.
Segundo o delegado, os alvos da operação são criminosos responsáveis por intimidar moradores a realizar a ocupação de imóveis na região como forma de mostrar uma dominação por membros de uma facção criminosa. Por se tratar de um desdobramento de uma ação policial anterior, há o destaque pela redução das prisões no local que já conduziu outros faccionados.
“Nos deparamos, encontramos o que a gente esperava, locais que antes eram ocupados por membros envolvidos com facções criminosas, mas hoje estavam vazios. Então, é sinal que esse trabalho tem sido eficiente, que é um termômetro, é uma quantidade relativamente baixa de prisão em comparação com a primeira operação, então isso é um reflexo da eficiência desse trabalho do Pacto pela Ordem aqui na região do Torquato Neto”, destacou Charles Pessoa.
Durante a Operação Retomada, um suspeito de envolvimento com facção criminosa ainda permanecia no local, porém, conforme as investigações, o indivíduo foi localizado e preso. As ações anteriores tiveram o estopim após a residência de um policial militar ter sido alvo de disparos de arma de fogo como forma de intimidação, represada pela Operação DRACO 211.
Segundo a Secretaria de Segurança, a Operação Retomada 2 faz parte de um esforço estratégico do Governo do Estado, dentro do programa Pacto pela Ordem, para enfraquecer as bases do crime organizado e reforçar a segurança pública nas áreas mais afetadas pela criminalidade em Teresina.