Plantão Policial

Líder do esquema que fraudou milhões ostentava vida de luxo e dizia vender iPhones

Ele mantinha comunidades no WhastApp para pedidos de celulares com entregas semanais

Anderson Ranchel Dias de Sousa, que se identificava como empreendedor e vendedor de iPhones, é considerado, pela Segurança Pública do Piauí, como líder de uma organização criminosa que fraudou o Banco Santander em R$ 19 milhões.

Ele foi preso, na manhã desta terça-feira (05/09), durante a operação 'Prodígio', que também cumpriu 25 mandados de busca e apreensão e outros 29 mandados de prisão temporária nas cidades de Teresina, Floriano, Amarante e Nazaré do Piauí.

Foto: Reprodução
Anderson Ranchel

Anderson Ranchel faz questão de mostrar uma vida de luxo nas redes sociais. O Portal Conecta Piauí apurou que ele mantinha comunidades no WhastApp para pedidos de celulares, com entregas semanais no Paraguai ou em Sã Paulo. Ele, inclusive, enviava lista com valores em dólares.

Em seu perfil no Instagram, ele dizia que era 'Piauiense com orgulho' e que 'Iphone pra sua loja tem aqui'. Ele viajou para vários países, como Panamá, Argentina, Estados Unidos, México, Canadá, Colômbia, Paraguai, Noruega, Portugal, França, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Holanda.

Foto: Reprodução
Anderson Ranchel

INVESTIGAÇÃO
A investigação durou mais de um ano e desarticulou um esquema de fraude bancária que causou prejuízo ao Banco Santander. Do valor total, R$ 5 milhões são relacionados a fraudes praticadas em contas bancárias de agências localizadas no Piauí.

ESQUEMA
Os suspeitos, demonstrando dolo de lesar o banco Santander, falsificaram suas informações cadastrais no momento da abertura da conta, ludibriando a instituição financeira. Aceitos como cliente de alta renda, os suspeitos efetuam compras em estabelecimentos de origem duvidosa ou pagamentos de títulos de valores elevados utilizando cartão de crédito para simular padrão econômico falso.

Após as operações simuladas o sistema de crédito do Banco Santander libera empréstimo de elevada quantia, ocasião em que o cliente quita o empréstimo anterior, paga faturas de cartão de crédito em aberto e transfere o valor restante para contas próprias ou de terceiros. O ciclo se repete, até que o cliente cessa o pagamento do empréstimo deixando a empresa no prejuízo.

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