Líder do Bonde dos 40 é baleado em confronto com a polícia na zona Sul de Teresina
A troca de tiros aconteceu durante uma operação desencadeada após dois homicídios na região
Um tiroteio na manhã desta quinta-feira (11/09) deixou ferido Jardel dos Santos Souza, de 38 anos, apontado como um dos principais líderes da facção criminosa Bonde dos 40 . A troca de tiros ocorreu na Vila Afegão, região do bairro Promorar, zona Sul de Teresina, durante uma operação policial deflagrada para combater a atuação do grupo.
Segundo a Polícia Civil, Jardel é considerado parceiro de Léo Gordim, indicado como um dos fundadores da facção no Piauí . No momento da ação, ele estava acompanhado do irmão, conhecido por atuar como chefe de disciplina do grupo criminoso, que conseguiu escapar do cerco policial e segue foragido.
A ofensiva foi desencadeada após os assassinatos de Ítalo Douglas Alvarenga da Costa e de Romário Duarte Mendes , mortos a tiros na noite anterior na mesma região. As equipes policiais cercaram o imóvel onde Jardel e o irmão costumavam se esconder, mas foram recebidas a tiros. Os policiais revidaram e Jardel acabou atingido no abdômen.
Investigações apontam que os dois vinham dormindo em áreas de mata para evitar ações de forças de segurança e ataques de grupos rivais. O irmão de Jardel também é suspeito de envolvimento direto no assassinato do adolescente Breno Rodrigues, encontrado morto dentro do Cemitério Santa Cruz, no bairro Promorar, no último dia 18 .
Jardel, que já possui passagens por homicídio e é considerado de alta periculosidade , foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A Polícia Civil segue em diligências para localizar o foragido, que é investigado há cerca de dez anos por diversos crimes e tido como uma das lideranças que decidem execuções dentro da facção.