Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Carga de quase 1,5 tonelada de tilápias é apreendida pela PRF em Piripiri

A carga estava sendo transportada em contêineres usados para transporte de ácido sulfúrico

Uma carga de aproximadamente 1,5 tonelada de tilápias foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite dessa terça-feira (17/02), durante fiscalização na BR-343, no município de Piripiri, a cerca de 165 km de Teresina.

A abordagem ocorreu por volta das 23h10, no km 189 da rodovia, quando equipes da Unidade Operacional da PRF interceptaram um caminhão modelo VW/13.180 CNM, de cor branca, que transportava nove contêineres do tipo IBC, cada um com capacidade para mil litros.

Durante a inspeção, os policiais constataram que os recipientes apresentavam identificação para transporte de produtos perigosos. Um dos contêineres, inclusive, possuía o selo ONU 1831, utilizado para identificar o transporte de ácido sulfúrico. Conforme a legislação vigente, esse tipo de equipamento não pode ser reutilizado para o acondicionamento de alimentos, mesmo após processos de limpeza, devido ao risco de contaminação.

A irregularidade contraria o artigo 13 da Resolução nº 5.998/2022 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que proíbe o uso de recipientes destinados ao transporte de produtos perigosos a granel para armazenar alimentos ou itens destinados ao consumo humano ou animal.

No veículo estavam quatro homens, com idades entre 26 e 66 anos. Eles informaram que os contêineres haviam sido adquiridos em Parnaíba e que os peixes foram comprados em Campo Maior, tendo como destino o comércio na cidade de Parnaíba. O valor estimado da carga era de aproximadamente R$ 15 mil.

Diante da situação, a PRF enquadrou, inicialmente, a ocorrência no crime de vender, expor à venda ou entregar mercadoria em condições impróprias ao consumo. A carga foi apreendida e será encaminhada à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), em Parnaíba, para o descarte adequado, como medida de proteção à saúde pública.