Lojas do 'Rei do Tênis' voltam a ser alvo de operação em supostas fraudes fiscais
Com a nova ação da Receita Federal, o empresário soma várias investigações na zona Norte de Teresina
A Receita Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (23/10), uma nova operação em várias lojas da rede Rei do Tênis , com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Piauí. As equipes cumpriram ações de fiscalização em unidades localizadas em diferentes regiões de Teresina , incluindo a loja da Avenida Jerumenha, no bairro Buenos Aires, zona Norte da capital.
O empresário Valmir da Silva Lima, conhecido como “Rei do Tênis”, dono da rede, já havia sido preso anteriormente por envolvimento em crimes de extorsão, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro . Em junho de 2023, ele foi um dos alvos de uma grande operação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) , que cumpriu 34 mandados de prisão preventiva em Teresina.
Na ocasião, o empresário foi detido junto ao irmão, conhecido como “Brizola”, apontado pela polícia como integrante de uma facção criminosa com atuação na zona Norte da cidade .
Na operação do Denarc, os agentes apreenderam armas de fogo, veículos de luxo, grande quantia em dinheiro e documentos que indicavam movimentação ilícita de recursos . A ação foi considerada uma das maiores dos últimos cinco anos no combate ao crime organizado no Piauí.
Apesar do histórico de investigações e prisões, o empresário retomou as atividades comerciais, mantendo o controle da rede de lojas. Agora, volta a ser alvo das autoridades, desta vez, por supostas fraudes fiscais e venda de produtos falsificados .
Durante a ação, servidores da Receita e policiais recolheram diversos produtos esportivos suspeitos de falsificação e de comercialização sem nota fiscal . A operação faz parte de uma ofensiva contra irregularidades tributárias e pirataria, prática que tem sido alvo constante de investigações no comércio local.