Nova tentativa de fuga de faccionados é impedida na Casa de Custódia de Teresina
Sete detentos, apontados como integrantes da facção criminosa PCC, protagonizaram a ação
Uma nova tentativa de fuga foi frustrada na Penitenciária Professor José Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia, localizada em Teresina, na tarde desse domingo (20/04). Sete detentos, apontados como integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), protagonizaram a ação, que foi rapidamente contida pela Polícia Penal.
De acordo com Ari Filho, diretor da unidade prisional, os internos se aproveitaram da superlotação no setor de triagem disciplinar para colocar o plano em prática. Utilizando força física, os detentos conseguiram danificar uma grade da cela. O grupo chegou a se deslocar pelo pavilhão de segurança, mas foi interceptado ainda no início da tentativa.
Durante a movimentação, os presos também iniciaram a escavação de um buraco, numa tentativa de deixar o presídio. No entanto, a ação foi percebida a tempo pelos agentes. Segundo relatos, ao serem surpreendidos, os detentos se renderam imediatamente.
Nenhum dos envolvidos foi oficialmente identificado como liderança da facção, mas a direção da penitenciária segue monitorando os suspeitos e os demais internos. A perícia da Polícia Civil foi chamada para avaliar os danos causados à estrutura da unidade.
Esta é a segunda tentativa de fuga registrada em menos de uma semana no mesmo presídio — a anterior aconteceu na última quinta-feira (17), também frustrada. Ambas ocorreram após o início da Operação Dominatus, que intensificou a vigilância e o controle dentro das penitenciárias do estado.