Plantão Policial

Operação apreende mais de 21 mil litros de bebidas alcoólicas irregulares no Ceará

Entre os itens recolhidos estão gin, cachaça, vodka, cajuína e licores

Mais de 21 mil litros de bebidas alcoólicas sem registro ou falsificadas foram apreendidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) durante uma operação de fiscalização realizada em Fortaleza e na região da Serra da Ibiapaba, no Ceará. As ações ocorreram nos dias 4 e 5 de dezembro, com divulgação dos resultados nesta semana.

A fiscalização teve como foco estabelecimentos suspeitos de produzir bebidas sem autorização do ministério ou de comercializar produtos adulterados. Entre os itens recolhidos estão gin, cachaça, vodka, cajuína e licores.

Ao todo, foram apreendidos 21.230,25 litros de bebidas consideradas irregulares. Outros 5 mil litros foram destruídos por serem classificados como impróprios para o consumo humano.

De acordo com o Mapa, a ação faz parte da segunda etapa da Operação Dose Limpa, que tem como objetivo combater a produção clandestina e o comércio ilegal de bebidas alcoólicas. A legislação brasileira exige que todas as bebidas alcoólicas, inclusive as artesanais, tenham registro no Ministério da Agricultura.

A operação contou com o apoio de diversos órgãos, entre eles a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda do Ceará, a Agência de Fiscalização de Fortaleza, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), a Vigilância Sanitária, a Secretaria Estadual da Saúde, além das polícias Civil e Militar.

A primeira fase da operação, denominada Dose Limpa I, foi realizada nos dias 22 e 23 de outubro e teve como foco o combate ao uso de metanol. Na ocasião, cerca de 216 mil litros de bebidas, como cachaça, vodka, gin, whisky e conhaque, foram apreendidos por irregularidades sanitárias e falta de registro.

Leia também