Plantão Policial

PF prende caçadores e desmonta esquema de caça predatória em parques do Piauí

Operação Sniper resultou em mais de 10 prisões, apreensão de armas e resgate de animais silvestres

A Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Polícia Militar Ambiental do Piauí, realizou uma série de fiscalizações entre os dias 28 de agosto e 6 de setembro nos Parques Nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões. As ações tiveram como foco o combate à caça predatória e a repressão a crimes ambientais e conexos no estado.

Foto: Reprodução/PF
PF prende caçadores e desmonta esquema de caça predatória em parques do Piauí

Durante a Operação Sniper, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um caçador investigado por divulgar atividades ilegais em redes sociais. Além disso, várias prisões em flagrante ocorreram no entorno das áreas de preservação, onde indivíduos foram surpreendidos com armas de fogo, munições, armadilhas artesanais e veículos adulterados.

No total, mais de dez pessoas foram detidas. Entre os materiais apreendidos estão espingardas, carabinas, munições, motocicletas, cães de caça e animais silvestres, alguns já abatidos e outros devolvidos ao habitat natural.

Foto: Reprodução/PF
PF prende caçadores e desmonta esquema de caça predatória em parques do Piauí

Segundo o delegado da Polícia Federal Reinaldo Camelo, o principal investigado mantinha perfis em redes sociais com cerca de 70 mil seguidores, onde promovia a caça ilegal e até rifas online.

Ele foi preso e encaminhado à penitenciária de São Raimundo Nonato, podendo responder ao processo criminal na Justiça Federal.

Assista a fala do DPF Reinaldo Camelo:

Leia também