Piauí registra menor número de homicídios dos últimos cinco anos em abril de 2025
A capital, Teresina, apresentou uma queda de 45,83% nos homicídios durante o mês de abril
O estado do Piauí alcançou, em abril de 2025, o menor número de homicídios dolosos dos últimos cinco anos, com uma redução de 36,73% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Neste ano, foram registrados 31 casos, contra 49 em abril de 2024. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (1º), são da Gerência de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e integram o monitoramento estatístico mensal realizado pelo setor.
A capital, Teresina, apresentou uma queda de 45,83% nos homicídios durante o mês de abril. Neste ano, foram registrados 13 casos, enquanto no ano anterior foram contabilizadas 24 mortes, consolidando o avanço das ações de prevenção e enfrentamento à criminalidade em toda a região metropolitana.
Além disso, cidades estratégicas, como Parnaíba, Picos, Piripiri, Pedro II, Altos e Bom Jesus, alcançaram um marco ao registrar zero homicídio durante o mês, evidenciando a eficácia das políticas de segurança em diferentes regiões
do estado.
Outro dado importante divulgado pela Gerência de Análise Criminal e Estatística mostra que, no estado do Piauí, houve uma redução de 66,7% nos casos de feminicídio em abril. Em 2024, foram registrados 6 casos, contra 2 vítimas neste ano.
Na avaliação do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, esses resultados são reflexo direto das ações coordenadas implementadas por meio do Pacto pela Ordem. “Os avanços observados em abril consolidam uma tendência de queda nos crimes violentos e reforçam a eficiência das estratégias adotadas pelo Governo do Estado. O impacto direto do Pacto pela Ordem, que promove o alinhamento entre policiamento preventivo, inteligência e ações sociais, tem contribuído para transformar o ambiente de segurança pública em todas as regiões do Piauí”, afirmou o secretário.
Transparência e monitoramento em tempo real
Todos os dados utilizados na elaboração dos relatórios de criminalidade passam por auditoria diária e são disponibilizados com total transparência, garantindo à população e às instituições a confiabilidade dos números e a possibilidade de acompanhamento em tempo real.
“A metodologia de apuração segue padrões técnicos que permitem comparações históricas e regionais. Os dados são auditados e validados diariamente, com base em metodologia reconhecida nacional e internacionalmente”, explicou o gerente da Gerência de Análise Criminal e Estatística, delegado João Marcelo Brasileiro.
Destaques de abril de 2025
- Redução de 36,73% nos homicídios em todo o estado, em relação a abril de 2024;
- Queda de 45,83% nos homicídios em Teresina, no mesmo período;
- Parnaíba, Picos, Piripiri, Pedro II, Altos e Bom Jesus registraram zero homicídio no mês;
- Redução de 66,7% nos casos de feminicídio em abril;
- Menor número de homicídios dolosos desde 2020.