Plantão Policial

PM que matou policial civil em Parnaíba teve a arma apreendida e pode ser expulso

Todos os procedimentos legais serão tomados no andamento do caso pelas corporações

Uma coletiva para a imprensa foi realizada na manhã desta quarta-feira (13/09) para tratar do assassinato do policial civil Alexsandro Cavalcante Ferreira, na cidade de Parnaíba, na noite desta terça-feira (12/09). O policial militar Valério Neto é apontado como autor dos disparos, por motivação que ainda é investigada.

A arma do policial militar foi apreendida e ele pode até ser expulso da corporação após a finalização do procedimento investigativo.

Foto: Reprodução
Policial morto e PM que se entregou à polícia

O tenente-coronel Costa Lima, subcomandante-geral da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), explicou que todos os procedimentos legais serão tomados no andamento do caso e lamentou o ocorrido.

“É com tristeza que a gente recebe essa ocorrência. Que embora tenha sido esse evento com dois policiais, da Polícia Civil e da Polícia Militar, nada vai abalar a nossa relação, a nossa aproximação, os trabalhos que nós temos feito, especialmente em Parnaíba, mas a gente fica muito triste e o policial, segundo o comandante dele, não é um policial que tenha dado trabalho, era um bom policial. Ele entrou na polícia em 2015, ainda não tem nem estabilidade”, disse o oficial.

Foto: Stefanny Sales / Conecta Piauí
Tenente-coronel Costa Lima

“Nós instalaremos, com a corregedoria, o processo administrativo disciplinar, tal como em outras situações que tivemos. Ele vai responder esse processo, ter o seu direito de defesa, ampla defesa e ao final, poderá o conselho entender que ele não tem condições de permanecer nas fileiras da Polícia Militar, no caso desse evento, ele será excluído da corporação”, completou Costa Lima.

O delegado Célio Benício, da Polícia Civil do Piauí, afirmou que o policial militar presta depoimento na Central de Flagrantes de Parnaíba para dar sua versão sobre o fato.

“Não se tem notícia ainda do formal depoimento prestado pelo policial militar, sabe-se que um advogado o acompanharia nesse ato. A dinâmica vai ser esclarecida. Essa arma [do policial civil] foi localizada, trabalha-se com a hipótese de latrocínio ainda. Inicialmente, realmente se verificou que a arma do policial teria sido levada, tendo em vista isso, se cogitou a possibilidade de um latrocínio. A arma já foi encontrada, já está apreendida junto a Central de Flagrantes de Parnaíba, também a arma do policial militar. Com relação à motivação, a gente repete que a investigação vai esclarecer os fatos”, concluiu o delegado.

Foto: Stefanny Sales / Conecta Piauí
Delegado Célio Benício

Leia mais:
Policial civil é morto a tiros em Parnaíba
Policial militar suspeito de assassinar policial civil em Parnaíba se entrega
Delegado-geral se manifesta sobre assassinato de policial e prisão de PM suspeito

Leia também