Polícia desarticula organização criminosa de tráfico de drogas no litoral do Piauí
Operação cumpriu 20 mandados judiciais, sendo 12 de prisão temporária e oito de busca e apreensão
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PI) deflagrou, nesta quarta-feira (24/04), a Operação Auxilium. A ação policial deu cumprimento a 20 mandados judiciais, sendo 12 de prisão temporária e oito de busca e apreensão no município de Ilha Grande. Todos os mandados foram expedidos pela Central de Inquéritos de Parnaíba.
O objetivo da ação é desarticular a organização criminosa a partir da prisão de seus principais integrantes e coletar mais elementos de prova dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Documentos apreendidos em outra operação realizada pela FICCO/PI apontam que um homem, identificado como Francisco das Chagas Nelson dos Santos Oliveira e conhecido como Seu Leo, integrante da organização criminosa e foragido da justiça, continua a comandar, negociar a compra, venda, transporte, guarda e distribuição de entorpecentes na região do litoral piauiense. Ele é investigado por crimes como homicídio, roubo e outras transgressões.
Em 2022, a FICCO deteve quatro indivíduos pertencentes à família do homem apontado como líder da organização, dentre eles dois irmãos. Durante a operação, essas pessoas foram flagradas e presas com armas, munições e drogas.
A FICCO/PI é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal do estado, e se baseia no modelo cooperativo, no qual trabalham de forma integrada vários profissionais que compõem mais de um órgão do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).